Reitoria - 21 jun 2018

PUCPR é sede da 37ª Assembleia Geral da ABRUC

Evento teve início nesta quarta (20)

Crédito: Cassiano Rosário.

Aconteceu na PUCPR a 37ª Assembleia Geral da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC. O evento, que reuniu reitores das instituições comunitárias de todo o país, teve início nesta quarta (20) e contou com uma mesa diretiva composta pela diretoria da ABRUC.

Na tarde desta quinta (21), a Universidade foi sede do Seminário Interinstitucional de Experiências em Ensino por Competências com a participação de 67 instituições. No evento, foram discutidas experiências com foco na aprendizagem do estudante por meio de mudanças curriculares; experiências com foco no uso de tecnologia e em metodologias de ensino e aprendizagem. O objetivo do Seminário, segundo João Otávio Bastos Junqueira, presidente da ABRUC, é proporcionar a troca de experiências.”Pensamos neste encontro para compartilhar as experiências exitosas que as nossas universidades associadas tiveram, e inspirar outras instituições. O principal benefício desta troca é a maximização e potencialização das ações . Assim, criamos atalhos para os avanços”, explica a autoridade.

Segundo o reitor da PUCPR Waldemiro Gremski, o evento proporcionou discussões sobre como preparar o estudante para um mundo complexo e desafiador, sem nem saber quais desafios serão esses. “Antes o foco era na memorização,  e atualmente o estudante precisa desenvolver competências como empreendedorismo, inovação, autonomia e senso crítico”, explica. O propósito das instituições comunitárias, para Gremski, é justamente formar pessoas com educação de qualidade e visando o bem comum. “Nós temos que fazer uma entrega de valor, preparando o estudante para a vida”, diz. Para o presidente da ABRUC é papel dessas instituições  também ensinar o universitário a aprender. “A sociedade tem mudado muito e o ambiente universitário, de forma geral, é resistente a mudanças. A universidade tem que acompanhar a mudança”, relata.

Na foto, Waldemiro Gremski, reitor da PUCPR, ao lado do presidente da ABRUC João Otávio Bastos Junqueira. Crédito: Cassiano Rosário.
Crédito: Cassiano Rosário.