Destaque - 17 maio 2018

PUCPR é a primeira colocada, entre as Universidades do Paraná, em rankings internacionais

Instituição destacou-se entre públicas e privadas nos rankings Times Higher Education

A PUCPR é a primeira colocada, entre as universidades públicas e privadas, no estado do Paraná, de acordo com os rankings Times Higher Education World University Ranking 2018, Times Higher Education Latin America e Times Higher Education – Emerging Economies. Este último, avaliou 378 instituições de ensino superior (IES) de 42 países emergentes. A PUCPR ocupou a 15ª posição no país (empatada com mais quatro IES), entre universidades públicas e privadas, na posição 251-300 geral do ranking.

Entre as diversas dimensões que compõem a avaliação, a PUCPR se destacou no critério Citações, que avalia o potencial das universidades em difundir novos conhecimentos e ideias, mensurando a influência ou impacto internacional de sua pesquisa. Neste quesito, a instituição foi a 8ª colocada entre as 32 universidades brasileiras ranqueadas e a primeira entre as instituições privadas.

A PUCPR também obteve boas colocações nas dimensões Perspectiva Internacional e Recursos da Indústria, que medem as publicações em colaboração internacional e a capacidade de transferir conhecimento para a indústria, respectivamente. Nestes critérios, a instituição foi a 13ª colocada entre as IES brasileiras ranqueadas. Em nível estadual, a PUCPR foi a melhor avaliada entre as instituições paranaenses, juntamente com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ocupando a posição 251-300 na colocação geral.

Ranking Nº de instituições avaliadas Nº de países Nº de instituições brasileiras Posição PUCPR
Emerging Economies University Rankings 2018 378 42 32 251–300
World University Rankings 2018 1102 77 32 801–1000
Latin America University Rankings 2017 81 8 32 41–45

Já pelo Times Higher Education World University Ranking 2018 (mundial, o mais abrangente de todos), a PUCPR ocupou as seguintes colocações:

1ª posição no Paraná. (801-1000),

2ª posição no sul do país, empatada com a UFSC, PUCRS, UFP e UEPG, e

2º lugar no país entre as privadas, empatada com a PUCRS.