Destaque

Destaque - 16 mar 2023

Projetos de estudantes da Academia Lean geram melhorias em empresas parceiras

Com metodologia hands on, otimizações deixam as empresas mais competitivas e rentáveis

Estudantes da Pós Lean Six Sigma e Engenharia Avançada de Processos

Os estudantes de Pós-Graduação da Academia Lean, da turma de 2021, apresentaram seus projetos finais usando a metodologia “hands on“, isto é, projetos aplicados em empresas com resultados reais, que neste caso foram 25, dentre elas: Boticário, Volvo, Renault, Dacar, Furukawa, VW, Bosch, etc., sendo que esta parceria (universidade-empresas) já gerou resultados financeiros de mais de 30 milhões de reais. 

Lean Six Sigma é uma abordagem que combina as técnicas da filosofia Lean e a metodologia Six Sigma que tem como objetivos otimizar os processos das empresas, identificar as fontes de desperdício, aprimorar a qualidade dos produtos ou serviços e treinar equipes para atingir o nível de especialistas em melhoria de processos. 

Esta abordagem traz soluções tanto para as empresas, quanto para as pessoas envolvidas. Para as empresas, a metodologia ajuda a alcançar maior eficiência, melhorar a qualidade dos produtos e serviços e aumentar a satisfação dos clientes. Isso resulta em maior rentabilidade e competitividade no mercado.  

Para as pessoas, oferece a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades de resolução de problemas e análise de dados. Isso pode ajudar a desenvolver suas carreiras e aumentar a empregabilidade. Além disso, a metodologia incentiva a comunicação efetiva, a colaboração e o trabalho em equipe, o que pode melhorar o ambiente de trabalho e a motivação dos funcionários. 

Experiências de aprendizado

Apresentação dos estudantes O docente da Pós-Graduação, Adans Pablo Carvalho, conta que “ao participar desses projetos, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, em um ambiente real de negócios. Eles também têm a chance de trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas, o que é essencial para o sucesso em suas carreiras profissionais”.

“Além disso, as empresas valorizam profissionais com experiência prática em melhoria de processos e podem estar mais dispostos a contratá-los ao invés de candidatos sem essa experiência, completa.

A estudante Marcella Klug Pezzi fala sobre a experiência de elaborar o projeto para a empresa na qual é colaboradora. “A empresa auxiliou no fornecimento das informações, além de aceitar a ideia sugerida pelo projeto desenvolvido, o que gerou um bom retorno financeiro” .

Para ela a troca de informações com o mercado durante a pós foi muito boa. “Essa foi uma oportunidade de aprender ainda mais sobre esses assuntos que vi por cima durante a graduação. Além de ter a possibilidade de já aplicar essas metodologias no ambiente de trabalho e ter o apoio dos professores em sala de aula”, conclui.

Conheça a Academia Lean

A Academia Lean tem cursos que estão com as inscrições abertas para 2023. As aulas são quinzenais de uma a duas vezes por semana. 

Presencial

Engenharia de Produção & Lean Manufacturing – aulas as Segundas e Quartas-feiras. Saiba mais.

Engenharia de Produção & Lean Manufacturing – aulas aos Sábados. Saiba mais.

 

Engenharia em Gestão Logística & Supply Chain Management 4.0 – aulas as Segundas e Quartas-feiras. Saiba mais.

Engenharia em Gestão Logística & Supply Chain Management 4.0 – aulas aos Sábados. Saiba mais.

 

Lean Six Sigma & Engenharia Avançada de Processos – Certificação Black Belt -aulas as Segundas e Quartas-feiras. Saiba mais.

Lean Six Sigma & Engenharia Avançada de Processos – Certificação Black Belt – aulas aos Sábados. Saiba mais.

 

 

EAD (online ao vivo) – aulas aos sábados

Engenharia de Produção & Lean Manufacturing – Saiba mais.

Engenharia em Gestão Logística & Supply Chain Management 4.0 – Saiba mais.

Lean Six Sigma & Engenharia Avançada de Processos – Certificação Black Belt – Saiba mais.