Destaque - 14 mar 2023

Projeto Comunitário da PUCPR amplia atividades de “mãos à obra”

No semestre passado, estudantes tiveram a oportunidade de realizar benfeitorias em três instituições sociais parceiras

Um dos grandes destaques do Projeto Comunitário, do último semestre, foi a ampliação das atividades de “mãos à obra”, que consiste na realização de melhorias nos espaços internos ou externos das instituições parceiras. Foram três instituições beneficiadas: Escola de Educação Especial 29 de Março, Associação de Moradores Nova Tiradentes e Casa Lar da APAE.

Na Escola de Educação Especial 29 de março, que faz atendimento pedagógico e clínico para pessoas com múltiplas deficiências, foi realizada a pintura de todo o muro da instituição e, ao término dela, estudantes criaram uma identidade visual, fazendo desenhos no muro com temas de inclusão, educação e mobilidade.

Para Beatriz Canuto Turbay, estudante de Arquitetura e Urbanismo, inscrita na atividade de desenhos no muro, a experiência proporcionou significativas memórias. “Eu procurei algo relacionado com minha área de atuação e achei esse projeto bem legal, porque a gente consegue deixar uma marca permanente para a instituição, que faz um trabalho muito bonito aqui, pois eles não atendem só crianças e adolescentes, mas adultos também; esse projeto vai ficar marcado para sempre”, destacou.

grupos de estudantes estão pintando o muro da instituição“Eu escolhi a atividade de pintura no muro, pois foi a forma que achei de ser prestativo e ajudar a comunidade. Gostei muito da experiência, porque nós tivemos interação com outros alunos, fizemos amizades e também adquirimos novas habilidades, porque agora tenho essa experiência com pintura”, falou Eduardo Monteiro, estudante de Ciência da Computação.

Essa atividade e a parceria com o Projeto Comunitário foi novidade e proporcionou uma renovação para a instituição, é o que destaca Josiane Alves Bomfim, diretora da Escola de Educação Especial 29 de Março. “Esse projeto nos ajudou muito e inovou a escola, porque trouxe muitos alunos da PUCPR aqui, com novas ideias, novos conhecimentos, novas pessoas e isso foi bem interessante. O trabalho feito aqui deu uma nova cara para a escola e ficou muito bom”, ressaltou.

A ampliação da atividade de “mãos à obra”, também proporcionou melhorias para outras instituições parceiras do Projeto Comunitário.  Na Casa Lar da APAE, instituição que também foi beneficiada no primeiro semestre de 2022, foi realizada a reforma de duas casas lares, com pintura e correções das imperfeições, tanto da parte interna, quanto externa das casas.

Já na Associação de Moradores Nova Tiradentes foi feito a revitalização do espaço educacional destinado às crianças e adolescentes da região. No local, os estudantes auxiliaram na pintura interna e externa, além de reparos para melhoria do ambiente. Ainda na Associação, além do projeto de “mãos à obra”, também aconteceram ações ligadas à saúde, com orientações gerais sobre doenças e acesso a atendimentos gratuitos pelo SUS e instituições privadas que oferecem atendimento à comunidade, como a clínica odontológica e de fisioterapia da PUCPR.

Neste ano, os estudantes também terão a oportunidade de participar de atividades como essas. O primeiro passo é se inscrever e participar da Etapa de Preparação (encontro presencial onde são passadas todas as orientações para o desenvolvimento do Projeto Comunitário). Acesse o cronograma e confira a tabela dos cursos e períodos convocados.