Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 17 out 2017

Professor da PUCPR visita a UNIFACS para discutir parceria científica

Fabio Teodoro de Souza auxiliará em estudos comparativos entre cidades do Paraná e da Bahia

O professor Fabio Teodoro de Souza, professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da PUCPR, visitou recentemente a Universidade Salvador (UNIFACS), com o objetivo principal de prospectar parceria científica e estudos comparativos entre cidades do Paraná e da Bahia. Souza coordena dois projetos de pesquisa com ênfase ao entendimento da relação entre doenças urbanas e os padrões de ocupação das cidades.

Um dos projetos de pesquisa visa elucidar a relação entre qualidade do ar e doenças respiratórias. Modelos de previsão de morbidade foram desenvolvidos e podem prever com alta acurácia os níveis de internações hospitalares na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A UNIFACS tem interesse de expandir a pesquisa para a Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O segundo projeto busca esclarecer os padrões de incidência de dengue e as variáveis ambientais e de ocupação das cidades. A metodologia desenvolvida para as cidades de Foz do Iguaçu e Maringá também será replicada para Salvador e Feira de Santana (Bahia).

O coordenador do PPGDRU, professor Laumar Souza, organizou as atividades científicas e Renato Reis, que também é professor do PPGDRU, coordena as atividades de prospecção da parceria.