Bolsas e financiamentos

Bolsas e financiamentos - 25 jan 2022

Processo Seletivo Especial Vila Torres está com inscrições abertas

Conheça a trajetória de duas estudantes que foram aprovadas na edição anterior do processo

Câmpus Curitiba
Câmpus Curitiba – Divulgação/PUCPR

O Processo Seletivo Especial Vila Torres foi criado em 2019, por meio da Pró-reitoria de Missão, Identidade e Extensão e a Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR.

Com o objetivo de proporcionar aos jovens moradores da Vila Torres, com idade até 29 anos e renda per capita de até 1,5 salários-mínimos, a oportunidade de ingressar no Ensino Superior com bolsa de estudo integral, além de uma bolsa permanência no valor de R$ 400,00.

A seleção acontece por meio de um edital de bolsas, que após as três fases do processo seletivo (prova, entrega da documentação e entrevista), seleciona 5 jovens para ingressarem na Universidade. O projeto, que é anual, espera no prazo de cinco anos ter ofertado, pelo menos, 25 bolsas. Em 2020, foram realizadas 175 inscrições no Processo Seletivo Especial Vila Torres.

Aprovadas na primeira edição da seleção, as estudantes Sheila Uebel de Freitas, do curso de Design, e Maeli Pereira de Souza, do curso de Psicologia contam como foi a seletiva, a aprovação e a experiência de estudar na PUCPR, confira:

O  Processo

sheila-uebel-processo-seletivo-vila-torres

Sheila soube do processo em 2019, por meio de uma prima que trabalha no Grupo Marista. Por morar na Vila Torres desde que nasceu, muitos dos seus familiares já trabalharam ou trabalham na PUCPR.

Ela conta que sempre que voltava do trabalho passava pela Instituição para cortar caminho, se sentir mais segura e também para observar o lugar. “Nessa época, o pensamento que sempre tinha era: um dia eu vou conseguir estudar aqui”.

Maeli soube das bolsas quando recebeu de uma amiga, ex-colaboradora Marista, do setor Pastoral do TECPUC, um link do site com as informações do processo.

Durante a inscrição, Sheila escolheu o curso de Design pela sua afinidade com assuntos que envolvam arte e Maeli optou por Psicologia, o curso dos seus sonhos.

Das etapas do processo, a entrevista pessoal foi a que deixou a estudante Sheila mais apreensiva. “Por causa do nervosismo, mal conseguia me expressar com calma e exatidão. Isso porque eu estava mais perto de conseguir uma das coisas que sempre almejei”.

Para Maeli, a parte mais difícil foi redigir a carta de intenções e passar pela entrevista final. “Dos 10 participantes, apenas cinco seriam contemplados. Assinei o contrato da bolsa no dia do meu aniversário, 04 de março.”

Aprovação

Quando soube que foi aprovada, Sheila não conteve a emoção e chorou de alegria. “Senti orgulho por não ter desistido, nem deixado de pensar que mereço. Fiquei muito feliz por saber quantas pessoas ao redor me apoiavam e ficaram orgulhosas”, conta.

Maeli destaca que ter sido aprovada no processo e conseguido a bolsa integral foi a realização do maior sonho da sua vida, uma graduação na PUCPR. Esse sentimento de realização se mantém diariamente durante as aulas do curso.

Estudar na PUCPR

processo-seletivo-especial-vila-torres_maeli1Para as estudantes, ter a oportunidade de cursar uma graduação na PUCPR é ultrapassar mais uma barreira, mesmo apesar das dificuldades.

Quando as coisas ficam difíceis, seja na vida pessoal ou profissional, Sheila se recorda do começo, da empolgação ao ver a lista de aprovados. “Repito para mim mesma ‘você conseguiu, não tem a opção desistir agora’, e eu não quero desistir em momento algum”, conta.

Maeli acredita que estar cursando uma graduação na Instituição é um símbolo de oportunidade e esperança em um futuro para ela e para sua família.

“Tem sido um divisor de águas e um indicativo de que tenho potencial de crescimento no mundo acadêmico e de trabalho futuro, independentemente da minha renda, classe social ou cor de pele”.

Expectativa

Atualmente trabalhando na área administrativa de uma empresa de design, Sheila ainda não decidiu qual profissão irá seguir, mas sabe que terá uma boa base pois o curso é repleto de conteúdo e opções. “Sou grata pela oportunidade e pretendo usufruir e mantê-la até a conclusão”.

Maeli fica muito feliz em saber que novos jovens também terão essa oportunidade “isso fortalece o significado de sermos e virmos de um bairro periférico e termos chance de chegar a uma universidade através de uma bolsa integral”, completa.

Pilar Institucional

Reconhecer que o acesso à educação superior de qualidade é um direito fundamental desses jovens, assegurando uma educação inclusiva e promovendo oportunidades para o futuro ingresso no mercado de trabalho vai ao encontro do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Educação de Qualidade, e um dos pilares institucionais da PUCPR.

Processo Seletivo 2022

As inscrições para o processo seletivo de bolsas do Vila Torres vão até o dia 4 de fevereiro. Fique atento aos requisitos para participação:

– Ter concluído o ensino médio;

– Não ter diploma de curso superior;

– Não ter vínculo com nenhuma outra instituição de ensino superior no ato da inscrição;

– Ter até 29 (vinte e nove) anos de idade completos no ano de 2022;

– Residir no perímetro da Vila Torres, conforme a delimitação territorial indicada no anexo III do edital (link);

– Ter renda per capita, considerando o grupo familiar do candidato, máxima de 1,5 (um e meio) salário mínimo nacional vigente no período deste edital.

Leia o edital completo aqui.