Notícias

Notícias - 03 abr 2024

Precisando de algo novo na sua rotina? Grupos de Meditação da PUCPR estão com as inscrições abertas

Grupos de Meditação deste primeiro semestre tem vagas abertas visando o bem-estar dos estudantes

A PUCPR reconhece que, em meio à agitação do dia a dia, é fácil perdermos contato com o nosso verdadeiro eu. Com o objetivo de promover a qualidade de vida e o bem-estar, além de fomentar a espiritualidade por meio de práticas meditativas, a Identidade PUCPR anuncia que as inscrições para os Grupos de Meditação do 1º semestre de 2024 já estão disponíveis.

Todas as modalidades de meditação são realizadas uma vez por semana, com ciclos de 08 encontros para cada abordagem, com início a partir de 08 de abril. Estudantes, professores(as), colaboradores(as) e comunidade externa podem participar de duas formas: presencial, na Sala Thomas Merton – Prédio da Diretoria de Identidade Institucional (ao lado da Clínica Odontológica), e online – por transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams. 

O especialista em educação para a interioridade, da PUCPR, e um dos facilitadores das meditações, Valcir Moraes explica que “cada modalidade de meditação possui métodos e conteúdos específicos, mas que convergem para o objetivo de oportunizar experiência de espiritualidade e de fomento da cultura do cuidado. A universidade é um lugar favorável para essa experiência.” 

Durante o mês de abril, maio e junho a PUCPR oferecerá cinco grupos ministrados por professores e colaboradores da Universidade. As informações de cada grupo está disponível dentro de cada link na agenda abaixo:

Segunda-feira (08/04) – Exercícios espirituais inacianos: 

Método desenvolvido por Santo Inácio de Loyola, e ministrado pela professora Andreia, que propõe por meio da contemplação ativa uma lógica de conhecimento existencial.

Se inscreva clicando aqui.

Terça-feira (09/04) – Meditação Oriental:

O professor Joachim comanda esta modalidade, que combina conceitos e práticas das mais antigas experiências de meditação da humanidade.

Se inscreva clicando aqui.

Quarta-feira (10/04) – Meditação Ativa e Relacional:

Saia do piloto automático, com o professor Armando: oficina de treinamento em grupo da atenção plena e do foco nas ações do dia a dia e da presença de qualidade e empática nos relacionamentos interpessoais. 

Se inscreva clicando aqui.

Quinta-feira (11/04): Exercícios de Respiração e Concentração:

Conheça algumas técnicas de respiração, que podem favorecer o processo de concentração e melhorar a qualidade de vida durante a jornada de estudos. Nestas práticas, orientadas pela professora Diana, vamos aprender a respirar melhor e a cuidar de si.

Se inscreva clicando aqui.

Sexta-feira (12/04): Exercícios de Atenção Plena e Compaixão:

Os exercícios de atenção plena poderão auxiliar na concentração e no manejo das emoções. Com o professor Valcir vamos aprender a estar presente e ter maior consciência sobre o corpo e a mente. Com a novidade de que aprenderemos a desenvolver a dimensão da compaixão. 

Se inscreva clicando aqui.

Confira os horários disponíveis e inscreva-se gratuitamente em uma ou mais modalidades. As vagas presenciais são limitadas.