Pesquisa - 28 nov 2023

Pesquisadores da PUCPR são homenageados durante a premiação do Q1

Cerca de 100 docentes receberam o reconhecimento na 9ª edição do evento

pesquisadores recebem homenagem Q1

A PUCPR realizou na última sexta-feira (24), a 9ª edição da cerimônia de premiação do Q1, em homenagem aos pesquisadores (as) vinculados (as) aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. O reconhecimento é pela produção científica qualificada e de impacto internacional publicada no último ano, em particular pelas publicações em periódicos classificados como Q1 pelo Scimago Journal & Country Rank.

Para o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, a nossa Universidade tem se tornado uma referência cada vez mais forte em pesquisa, pesquisas estas que são muito mais do que números, mas esforços para tornar a sociedade mais inclusiva, mais igual. “Temos, na PUCPR, o compromisso de promover uma educação de qualidade que valoriza quem está ao nosso lado, que busca promover impactos sociais positivos para melhorar a qualidade de vida. Esse propósito está no papel, mas também rosto, nas mãos, nos dias e nas noites de trabalho de todos que fazem a instituição ser tão reconhecida”.

Durante o evento, além dos tradicionais bottons Q1, cerca de 60 pesquisadores receberam o botton Excellence Rate, para os artigos publicados nos periódicos 10% mais citados entre os classificados no Scimago Journal & Country Rank.

A premiação também revelou o artigo com maior fator de impacto de todos os PPGS recebido por Roberto Hirochi Herai, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde com o artigo: “Comment on: Human TKTL1 implies greater neurogenesis in frontal neocortex of modern humans than Neanderthals” | Science – SJR 14,589.

Este ano, na publicação de maior fator de impacto, a premiação também foi estendida para docentes que publicaram com discentes. Os professores Alceu de Souza Britto Junior e Jean Paul Barddal, do Programa de Pós-Graduação em Informática e o doutorando Marcos Monteiro Junior foram reconhecidos com a pesquisa: “Exploring diversity in data complexity and classifier decision spaces for pool generation” | Information Fusion – SJR 4,756.

autoridades da pucpr e pesquisadores ganhadores“A PUCPR foca na melhoria contínua da experiência acadêmica porque a Universidade busca, constantemente, a excelência. O prestígio internacional acaba sendo uma consequência natural dessa dedicação”, afirma a professora Paula Trevilatto, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

A Universidade também aparece como 1ª no Paraná em citações de estudos científicos pelo seu impacto e relevância internacional em pesquisa, segundo o ranking da Times Higher Education (THE) World University Rankings, organização que realiza a classificação internacional de universidades.

Confira os pesquisadores que publicaram em periódico com maior fator de impacto entre as publicações de cada PPG consideradas na homenagem Q1 2023, de acordo com a métrica do Scimago Journal & Country Rank:

Administração: Pedro Guilherme Ribeiro Piccoli
Bioética: Claudia Turra Pimpao
Ciência Animal: Marconi Rodrigues de Farias
Ciência da Saúde: Roberto Hirochi Herai
Direito: Marcia Carla Pereira Ribeiro
Direitos Humanos e Políticas Públicas: Rudolf Eduard Von Sinner

Engenharia de Produção e Sistemas: Fernando Deschamps
Engenharia Mecânica: Helio Emmendoerfer Junior
Filosofia: Fabiano Incerti
Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais: Pedro Guilherme Ribeiro Piccoli
Gestão Urbana: Fabio Teodoro de Souza e Mario Prokopiuk