Pesquisa - 19 mar 2021

Pesquisadores da PUCPR apresentam soluções para monitorar a qualidade da água em Curitiba

Abordagem é inédita por utilizar técnicas de mineração de dados para fazer a análise crítica dos programas de controle

Estudo será apresentado às autoridades como uma alternativa para otimizar os programas de inspeção das águas na região. (Imagem: RPC TV)

Levando em consideração que o monitoramento das águas é uma atividade necessária para identificar a qualidade do esgotamento sanitário, o professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR Fabio Teodoro de Souza conduziu uma pesquisa com estudantes para desenvolver modelos que pudessem estimar e prever as variáveis de monitoramento exigidas pela legislação nacional. O estudo foi realizado em duas bacias hidrográficas da Grande Curitiba e será apresentado às autoridades como uma alternativa para otimizar os programas de inspeção das águas na região.

O estudo, que tem publicação científica, abordou uma análise dos dados de 11 anos de monitoramento da qualidade das águas em duas bacias hidrográficas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ainda que o estudo esteja centrado em uma região específica, a abordagem metodológica utilizada é promissora e pode revolucionar o monitoramento da qualidade das águas em todo o Brasil, com diminuição da frequência das análises de qualidade das águas de laboratório.

O estudo será enviado ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) como alternativa metodológica para otimizar os programas de monitoramento das águas, bem como para outros programas estaduais ambientais no país. O artigo também será enviado a instituições relacionadas ao fenômeno estudado, como companhias de águas e esgoto.

Confira a reportagem sobre a pesquisa exibida pela RPC TV: