Iniciação Científica

Iniciação Científica - 23 jun 2022

Pesquisa de estudantes de Medicina da PUCPR Londrina ganha prêmio em evento de cirurgia vascular

Projeto é um modelo experimental não animal para treinamento em cirurgia vascular

A pesquisa intitulada “Validação de Modelo Experimental de Sutura Vascular para Treinamento de Estudantes de Graduação” das estudantes do curso de Medicina da PUCPR Câmpus Londrina, Victoria Palma Pereira e Luciana Visintin Martin, foi premiado no XX Encontro Paranaense de Angiologia e Cirurgia Vascular. O trabalho faz parte do projeto de desenvolvimento de modelo experimental não animal para treinamento em cirurgia vascular sob a orientação do professor Ricardo Bernardo da Silva.

O projeto tem por objetivo aprimorar as habilidades práticas do estudante de medicina. Segundo o professor Ricardo a criação de modelos alternativos para treinamento é muito importante para a formação de futuros profissionais, pois a redução na utilização de animais na formação médica e o avanço de procedimentos minimamente invasivos tem reduzido o desenvolvimento de habilidades nos estudantes e residentes durante a formação.

“Com o auxílio de um engenheiro e dentro do Programa de Bolsa de Iniciação Científica da PUCPR foi desenvolvida essa bomba que ajuda a simular de forma realística o funcionamento cardíaco e o próximo passo é utilizar esse equipamento no treinamento de procedimentos vasculares, como embolectomia arterial, passagem de cateter ecoguiado, e também das técnicas endovasculares”, completa o professor Ricardo Bernardo.

A pesquisa também teve como colaborador o estudante de medicina Caio Cesar dos Santos Kasai, egresso e atual monitor do curso, Principles and Practice of Clinical Research (PPCR) ofertado pela Harvard T.H. Chan School of Public Health e que tem como um dos locais de aula o Câmpus de Londrina da PUCPR.

Caio colaborou no desenho do estudo e na análise estatística. Para Caio, tão importante quanto uma ideia, é o desenvolvimento de um plano para executá-la e avaliá-la. “Para um estudo ter sucesso, é preciso que outros consigam reproduzir os resultados obtidos”. Dessa forma, salienta a necessidade do ensino sobre metodologias de pesquisa entre os estudantes de medicina.

“Na PUCPR, nós estudantes somos estimulados desde os primeiros anos a estudar metodologias científicas e a desenvolver a iniciação científica. Inclusive, foi por meio da PUCPR que tive a oportunidade de fazer o curso PPCR-Harvard para me aprofundar no tema” completa Caio.

Conheça o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da PUCPR

Saiba mais sobre os Programas de Iniciação Científica e Tecnologia.