Destaque

Destaque - 24 mar 2023

Páscoa do Grupo Marista nos convida a refletir sobre partilha

PUCPR realiza arrecadação de BIS e cobertores para SOS Vila Torres e Associação de Moradores

banner Páscoa Grupo Marista

A Campanha de Páscoa do Grupo Marista tem como inspiração o tema da Campanha da Fraternidade 2023 “Fraternidade e Fome”. A imagem recorda o relato da multiplicação de pães e peixes, que saciou as pessoas que acompanhavam Jesus. Ele pede aos discípulos que vieram até ele preocupados em como alimentar a multidão: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). 

Na figura, Jesus entrega o pão a uma criança. No centro estão as mãos que repartem e que recebem. A criança é frágil, precisa de cuidado, necessita ser alimentada. Ela representa todas as pessoas que sofrem com a escassez de alimento e do básico para viver. As mãos de Jesus que dividem o pão são as nossas mãos, solidárias com a dor de quem tem fome. Por isso o pedido de Jesus ecoa para nós, com toda a sua força: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”. 

A Páscoa traz em seu significado o apelo para a partilha, tanto no Êxodo como na morte e ressurreição de Jesus. Ao povo hebreu que estava para sair do Egito, o Senhor pede que celebrem esse momento e se preparem para o caminho: “Cada um tome um animal por família… Comerão a carne nesta mesma noite… Assim devereis comê-la: com os cintos na cintura, os pés calçados, o cajado na mão…. Pois é a Páscoa do Senhor” (Ex 12,3.8.11). 

Antes de sua entrega na cruz, Jesus repete o gesto da partilha: reúne seus amigos para comer com eles a Páscoa (Mt 26,26). Em uma de suas aparições, antes de voltar ao Pai, o Ressuscitado foi ao encontro dos discípulos na beira do lago da Galileia. Antes que chegassem da pescaria, Jesus já tinha disposto umas brasas, com peixe em cima e pão, e os chama: “Vinde comer!” (Jo 21,12).  

Estar à mesa e dividir o alimento é sinal da presença de Deus em nosso meio. Esse sinal só se completa, no entanto, quando todas as pessoas puderem fazer parte dessa comunhão. Enquanto isso não acontece, devemos nos incomodar. Portanto, celebrar a Páscoa é receber Jesus, que se faz carne e vida para todos, e receber os irmãos e irmãs, com quem dividimos a comida e partilhamos a vida. 

Arrecadação para o SOS Vila Torres e Associação de moradores 

Páscoa é tempo de renovação da fé que temos em Cristo. Alinhada a campanha do Grupo Marista “Dai-lhes vós mesmos de comer (Mt 14,16)”, a PUCPR, por meio da Diretoria de Identidade, está realizando a arrecadação de BIS ou cobertor para o SOS Vila Torres e a Associação de moradores.   

As doações podem ser feitas até 05/04, nos pontos de coleta da Universidade: o DCE, prédio administrativo, a Paróquia Jesus Mestre, Diretoria de Identidade e a Biblioteca Central.  

Participe você também! 

Programação especial para a Páscoa

Via Sacra digital PUCPR

Confira a Via Sacra da PUCPR em 3D, na modalidade online, com textos em português, inglês e espanhol.

Acesse

 

Missa Provincial em preparação à Páscoa

A Missa será realizada  na terça-feira (04/04), às 8h30, na Paróquia Universitária Jesus Mestre, no Câmpus Curitiba. Ela será realizada pelo Arcebispo de Curitiba e Grão-Chanceler da PUCPR Dom José Antonio Peruzzo.

 

Celebração da Semana Santa – Tríduo Pascal

As celebrações da Semana Santa serão realizadas na Paróquia Universitária Jesus Mestre, no Câmpus Curitiba – PUCPR. 

O Domingo de Ramos ocorrerá no dia 02/04 (domingo). Às 9h45 a Procissão de Ramos e às 10h a Missa de Domingo de Ramos da Paixão do Senhor.

 

Missa da Ceia do Senhor / Lava-Pés (Quinta-Feira Santa) – Tríduo Pascal

06/04 (quinta-feira), às 19h 

 

Via Sacra e Confissões

07/04 (sexta-feira), às 9h 

 

Celebração da Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa) – Tríduo Pascal

07/04 (sexta-feira), às 15h 

 

Bênção dos Alimentos

08/04 (sábado), às 9h 

 

Vigília Pascal (Sábado Santo) – Tríduo Pascal

08/04 (sábado), às 19h 

 

Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor

09/04 (domingo), às 10h