Destaque - 18 ago 2020

Parceria entre Programa Empreendedor e Escola de Negócios oferece consultoria a projetos pré-incubados no 8º PIBEP

Estudantes do International Management Program e do International Business Program farão consultoria de negócios aos vencedores do programa

pibep

O PIBEP e a Escola de Negócios firmaram uma parceria para ampliar o conhecimento dos estudantes da PUCPR. As equipes vencedoras da oitava edição do Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa (PIBEP), que agora estão em fase de pré-incubação na Hotmilk, poderão participar de consultorias com estudantes do International Management Program e do International Business Program, programas internacionais da Escola de Negócios.

A iniciativa foi concretizada com os coordenadores dos cursos, Fabiana Thiele Escudero e Allan Inácio, e colabora tanto com os empreendedores que estão implementando projetos, quanto com os estudantes, que podem se preparar ainda melhor para a prática profissional.

Para o professor Caio Camargo da Silva, responsável pelo time de consultoria, a ideia permite que os estudantes exercitem seus conhecimentos. “A parceria com o PIBEP vem para reforçar a vocação teórico-prática dos cursos internacionais da Escola de Negócios, cujos estudantes estão em direto contato com o mercado e tem grande parte da sua formação realizada em universidades parceiras no exterior”, argumenta.

Espiral de consequências positivas

Paulo C. Porto Martins, professor da Escola de Negócios e coordenador do PIBEP, reforça que ações como esta são benéficas para ambas as partes. “O envolvimento de estudantes realizando mentorias e consultorias no programa empreendedor é extremamente importante, uma vez que impacta tanto quem recebe como quem fornece a mentoria, gerando um espiral de consequências positivas”, comenta.

No 8º PIBEP, os projetos precisavam ajudar a solucionar problemas relacionados à COVID-19 e três das equipes foram selecionadas pelos aspectos de inovação e eficácia. Os vencedores receberam prêmios de R$ 12 mil, R$ 8 mil e R$ 4 mil para dar uma guinada nas ideias e, agora, participam de mentorias e fazem as adaptações necessárias para executar as propostas.

“A experiência empreendedora proporcionada pela PUCPR para estes estudantes mostra a preocupação da universidade em estender as suas fronteiras e resolver problemas da comunidade”, defende o professor Paulo.

Os modelos de negócios selecionados para a pré-incubação são das áreas de inovação, saúde, e educação e, futuramente, irão garantir seu espaço dentro do ecossistema da Hotmilk.

PIBEP 9

Para quem quiser viver experiências enriquecedoras, preparar-se melhor para o mercado de trabalho ou, ainda, tirar uma ideia do papel, as inscrições para a 9ª edição do PIBEP estão abertas. Confira mais informações e inscreva-se aqui.