Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 22 nov 2021

Obra ganhadora do Concurso “Arte, Identidade e Memória” será reproduzida no bloco azul da PUCPR em parceria com o evento Street of styles

Os estudantes poderão acompanhar o processo das pinturas ao vivo no dia 22 de novembro

imagem-concurso-grande

A obra “Vem, vamos cuidar” recebeu a maior votação do júri popular no Concurso “Arte, Identidade e Memória” no contexto da pandemia da COVID-19, sendo a premiada na categoria mural.

Como parte da premiação, nos dias 22 e 23 de novembro, o Concurso em parceria com o evento Street of Styles, vai promover a pintura dos muros do bloco azul, ao lado do teatro TUCA, com a participação de 3 grandes talentos da arte de rua: Auma, Michael Devis e o professor da Escola de Belas Artes, Rafael Camargo.

vem-vamos-cuidar-pucpr-concurso-identidade-arte-O artista Auma vai reproduzir a obra vencedora do Concurso Arte, Identidade e Memória em um dos muros. Michael Devis, curador do evento Street of Styles, vai homenagear o poeta Dante Alighieri fazendo uma releitura do Paraíso da Divina Comédia. O Professor Rafael Camargo, membro do júri do Concurso, fará uma arte autoral a partir do tema da pandemia na vida acadêmica.

A PUCPR convida os estudantes, colaboradores e professores que desejam acompanhar o desenho das pinturas indo até a fachada do bloco azul, neste período.

No dia 23, a partir das 14h, será realizada a premiação dos dois vencedores do Concurso (as obras “Ciência e fé”, e “Vem, vamos cuidar”).  Além de entrevistas com os artistas convidados.

Confira o ranking completo do concurso.

O concurso

Com o objetivo de incentivar a produção artística da comunidade acadêmica e registrar o período de pandemia na memória institucional da PUCPR, a Universidade promoveu o concurso “Arte, Identidade e Memória”.

As obras selecionadas pelo júri serão publicadas em um catálogo impresso e virtual pela Editora Universitária PUCPRESS, enquanto a obra vencedora será reproduzida, no dia 22/11, em um mural na área externa do Câmpus Curitiba, em coautoria com um artista convidado.

Os principais critérios avaliados para escolha da obra vencedora foram autenticidade/originalidade, criatividade, alinhamento ao tema e qualidade de acabamento.

O concurso foi aberto para estudantes de graduação e pós-graduação, tanto presencial quanto EaD de todos os Câmpus, assim como professores, colaboradores e Alumni.

A ação foi promovida pela Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão, pelo Centro de Memória e Instituto Ciência e Fé em parceria com a Escola de Belas Artes da PUCPR.