Destaque - 20 out 2022

Novas parcerias do Projeto Comunitário possibilitam atividades em apoio à causa animal

Estudantes da PUCPR têm a oportunidade de desenvolver a ação social em instituições que cuidam de cães e gatos vítimas de abandono e maus-tratos

Projeto Comunitário adoção cães e gatos

Neste semestre, além das ações sociais em benefício de diferentes públicos (crianças, adolescentes, pessoas com múltiplas deficiências, idosos, migrantes entre outros), o Projeto Comunitário também conta com atividades em apoio à causa animal. Por meio de novas parcerias com as instituições ONG Amigo Animal e o Instituto Fica Comigo, estudantes da PUCPR estão auxiliando em eventos de adoção e no engajamento às causas sociais com cães e gatos resgatados e vítimas de maus-tratos.

Para essas atividades, que acontecem em diferentes bairros de Curitiba, não falta amor e cuidado a esses bichinhos que já passaram por tanto sofrimento e abandono. “Ajudamos a cuidar dos cachorros durante o evento, ficamos caminhando com eles, damos carinho, petisco, trocamos a água e isso é muito terapêutico. Eles são uns amores e a gente fica torcendo pra eles serem adotados”, contou Eloísa Talamini Assef, estudante do curso de Medicina. “Essa atividade é uma experiência para vida, que vai sempre deixar uma boa lembrança. Eu acordo no sábado pela manhã feliz para vir pra cá e saio com o coração cheio de amor”, destacou.

Já Matheus Hey Carvalho, estudante do curso de Design, além de auxiliar nos eventos de adoção, também participou de um resgate de dois cães da raça pitbull que estavam em situação de risco.

“O dono deixou eles abandonados e um acabou atacando o outro. Eles estavam muito feridos e foi muito recompensador poder ajudar esses animais. Eu nunca tinha visto um ambiente assim tão hostil, onde o animal vive em péssimas condições. É realmente muito impactante você ver como um bicho está sofrendo e a gente poder mudar isso foi muito gratificante. Essa ação vai me marcar para sempre”, relatou.

Instituições parceiras do Projeto Comunitário

Para a realização destas atividades em prol dos animais, os estudantes são acompanhados por profissionais vinculados às instituições parceiras do Projeto Comunitário, com o intuito de possibilitar maior aprendizado e conscientização nesta causa social. “A parceria para nós está sendo sensacional, pois os estudantes estão nos ajudando para que esses animais tenham uma vida melhor de onde a gente os tirou, e é isso que a gente quer para eles”, falou Carla Negochadle, responsável pelo Instituto Fica Comigo.

evento de adoção cães e gatos Projeto Comunitário“Essa parceria está sendo fundamental para nossa ONG.  Os estudantes têm muito amor pelos animaizinhos e foram nota dez, muito parceiros, se entrosaram e nos ajudaram muito para termos ótimos momentos aqui e boas adoções. É uma pena que a atividade já esteja acabando e eles estão indo embora, eu queria que fosse o tempo inteiro com eles aqui. Precisamos e queremos muito a continuidade dessa parceria e eu espero que outros acadêmicos também venham a querer participar com a gente”, destacou Patricia Yamasaki, responsável pelos eventos de adoção e coordenação voluntários da ONG Amigo Animal.

Adoção responsável

Se você quer adotar um animalzinho, contribuir com doações ou conhecer um pouco mais sobre o trabalho das instituições: ONG Amigo Animal e Instituto Fica Comigo, pode entrar em contato pelas redes sociais: @adocoesamigoanimal e @institutoficacomigo.