American Academy

American Academy - 16 jul 2020

Newsletter American Academy – Edição 03.2020

O semestre letivo fecha com um debate dos clássicos da literatura inglesa dos últimos trezentos anos. São aulas remotas com a prof. Susan Sainato, dos EUA, e o prof. Eric Nicholson, de Florença.
Professora Susan Sainato
Doutora em Literatura Inglesa, pesquisadora e professora.
Livros_Turma Prof. Susan Sainato
Frankenstein – Mary Shelley
A Doll´s House – Henrik Ibsen
Ode on Intimations of Immortality -William
WordsworthPride and Prejudice – Jane Austen
Charlotte Bronte – Jane Eyre
The Old Man and the Sea – Ernest Hemingway
Professor Eric Nicholson
Ph.D., professor de literatura e teatro e membro ativo da organização internacional de colaboração em pesquisa Theater Without Borders.
Livros Prof. Eric Nicholson
Frankenstein – Mary Shelley´s
A Room with a View – Forter, E.M.
The Beggar´s Opera – John Gay
Pride and Prejudice – Jane Austen´s
The Famale Quixote – Charlotte Lennox
The Homeconoing – Harold Pinter
A Sentimental Journey – Laurence Sterne
Cloud Nine – Caryl Churchill
The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr.Hyde – Louis Robert Stevenson
The Importance of Being Earnest – Oscar Wilde
Mrs.Dalloway – Virginia Woolf
A Prof. Janice Cristine Thiel, doutora em literatura inglesa, trabalhou cinco obras com os estudantes, para que tivessem maior desenvoltura no módulo com os professores dos EUA e Itália.

Luisa Maria Camarozano Machado
“Antes de iniciarmos o último módulo do semestre, Great Books Since 1700, tivemos a oportunidade de realizar um “warm up” para a matéria com a professora de literatura Janice, que atua no campus da PUCPR. Ela discutiu alguns dos livros selecionados com clareza, o que facilitou muito o entendimento das obras e permitiu que houvesse a percepção de pontos relevantes nas mesmas. Tendo em mente que a literatura é de grande importância para a sociedade, essas aulas contribuíram para o enriquecimento intelectual e cultural, desenvolvendo senso crítico e possibilitando que compreendêssemos, de modo mais aprofundado, aspectos culturais, socioeconômicos, políticos e temporais de cada história. Por meio de explicações pontuais na língua inglesa sobre os principais temas, Janice deu aulas impactantes e que contribuíram significativamente para uma experiência intensificada do próprio módulo”.
Veja como foi a experiência para essas estudantes no último módulo do semestre
“Me chamo Maria Victória Duda, tenho 22 anos e conclui meu primeiro semestre no American Academy. Eu tive apenas duas semanas de aula presencial antes do famoso isolamento social, que foi complicado no começo, pois eu tinha acabado de estabelecer uma rotina de estudos. A quarentena mudou tudo isso, pois tivemos que nos adaptar a essa nova realidade e não sabemos até quando. Um dos motivos de eu ter escolhido o American Academy foi essa troca de culturas que temos com os professores. Isso me deixou um pouco preocupada no começo, pois eu não teria a chance de conhecer alguns professores e teria que refazer minha rotina. Mas, conforme os meses foram passando, eu fui me acomodando. Alguns dias o desânimo toma conta de nós, e precisamos de pessoas para nos animar – amigos, professores e família- eles fazem a diferença nesses dias. O professor Nicholson foi capaz de fazer isso. Mesmo tendo aulas online eu sentia que o professor estava de corpo e alma, pronto para nos ajudar. Ele sempre estava adiantado para as aulas, tentava aprender português, conversava com todos, tinha uma animação contagiante. Com certeza superou todas as minhas expectativas, tanto com o módulo quanto com a sua atenção e simpatia. Eu não vejo a hora de poder conhecê-lo pessoalmente enquanto tomamos um café e conversamos sobre os diversos livros que lemos durante essa matéria”.
Nicole Schlogl
“Cursei a disciplina Great Books Since 1700 com a professora Susan Sainato. Eu amo literatura e a matéria me surpreendeu positivamente, apesar da grande quantidade de livros para ler, a professora organizou quais páginas teríamos que ler para cada dia com o intuito de ajudar os alunos a seguirem o cronograma. Tivemos diversas atividades de escrita com as quais me diverti muito e usei a criatividade, além dos trabalhos que pudemos fazer em grupos! Adorei conhecer mais da literatura inglesa! ”
Em junho, tivemos um bate-papo com Advisors e professores da Kent State University, abordando diferentes profissões.
Na área de saúde, os estudantes conheceram os cursos de Psychology e Neuroscience.
No bate-papo da Fashion School, falou-se sobre Fashion Design, Fashion Merchandising, Minor em Fashion Media e intercâmbio.
E, na apresentação do COLLEGE OF COMMUNICATION AND INFORMATION, foram expostas oportunidades para quem quem tem interesse na combinação de tecnologia, design, mídia, comunicação e cursos relacionados à informação.

No dia 26 de junho, foi o último dia de aula da primeira turma do American Academy. Uma conquista, uma jornada concluída desse grupo de pioneiros, desbravadores, que acreditaram num sonho, num projeto e ajudaram a construir a ponte entre a PUCPR e a Kent State University.

Para celebrar, promovemos um encontro virtual, com os estudantes e suas famílias. Foi um momento especial, muita emoção, alegria e gratidão.

Na próxima newsletter vocês conhecerão um pouco de cada um desses formandos que concluíram seu primeiro ciclo de formação no American Academy. E em setembro acontecerá o evento de formatura, em que os estudantes receberão o Associate of Science Degree da Kent State University.

E para terminar o semestre, nada melhor que uma confraternização dos estudantes do American Academy, numa Festa Junina ao vivo no Google Meets.

Isabelle Coelho, estudante do American Academy Health, foi falar da sua experiência com a aprendizagem remota nessa pandemia num dos maiores eventos nacionais da área da educação: o PRODEESE.

Isabelle Muckenberger Coelho

“Poder representar não só o American Academy, mas todos os meus amigos e estudantes foi uma experiência incrível. Amei poder compartilhar um pouquinho do nosso cotidiano das aulas remotas e trazer a visão discente para o corpo estudantil. Acredito que todos saímos com a esperança de que juntos, conseguiremos fazer deste momento um período positivo”.

Outro exemplo de quem ama o que faz é a nossa formanda Daniella de Castro, que apresentou o American Academy no TikTok. Confira:
Daniella de Castro
“Sempre que perguntam pra nós, alunos, que curso de faculdade fazemos, temos dificuldade pra explicar de forma simples e compreensível! Por isso decidi tentar me desafiar a fazer isso em um TikTok de 1 minuto!”
Para explicar o programa aos estudantes do ensino médio e ajudá-los na escolha da universidade, a equipe do American Academy promoveu, em junho, encontros remotos com os alunos do Cursinho Fleming de Curitiba e participou da Rodada de Profissões dos Colégios Maristas Paranaense de Curitiba, Criciúma e Londrina.

Rafael Guedes Bonacin

“Poder falar sobre o American é sempre um desafio e um privilégio. Dessa vez eu tive a oportunidade de falar para os alunos do Colégio Marista Londrina e tentar passar a experiência do curso e do processo seletivo para eles. Foi muito interessante poder falar sobre a minha história no AA para mais de 80 alunos e professores. Espero que a minha mensagem tenha chegado e que eu tenha feito uma diferença para a vida acadêmica deles, porque também falei sobre currículo, preparo para vestibular e outros assuntos que quem está se formando no ensino médio tem constante interesse.”

 Também foram feitos três encontros com os inscritos no processo seletivo para o American Academy Health e com os aprovados para a segunda fase, além de uma live com o diretor do Programa.
Para tornar mais tangível a proposta da formação diferenciada no American Academy Health, foi lançado um webinar O que realmente importa? com três episódios, concebidos neste momento especial em que procuramos propósitos que transformam a vida das pessoas.
Estes episódios abordam a situação da pandemia, da importância do profissional da saúde e como ele precisa estar preparado para o futuro.
O processo seletivo continua aberto para ingresso no 2º semestre de 2020 e primeiro semestre 2021. Acesse: https://www.pucpr.br/american-academy/ 
Os aprovados na primeira fase do American Academy Health estão participando da segunda fase, com a entrega da documentação, carta de motivação e exame de proficiência em inglês.
WhatsApp: (41) 99132-3265
E-mail: [email protected]