Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 26 jan 2024

Capes aprova novo curso de Doutorado na PUCPR

Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da PUCPR passa a ofertar o curso de Doutorado. Inscrições para ingresso já estão abertas

A PUCPR obteve aprovação de um novo curso de Doutorado, em portaria divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), em dezembro de 2023. O Doutorado em Direitos Humanos e Políticas Públicas foi aprovado com nota 4 e será ofertado na Universidade neste ano, integrando o programa de mesmo nome. As inscrições para ingresso de estudantes já estão abertas e seguem até 4 de março de 2024.

Para a aprovação de um novo curso pela Capes, são avaliados critérios como o corpo docente, apoio oferecido pela Universidade, a visibilidade do programa e os projetos desenvolvidos ao longo do tempo. O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da PUCPR iniciou suas atividades em 2015, com o mestrado, e já produziu mais de 100 dissertações.

Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR, Paula Cristina Trevilatto, o curso de Doutorado, o qual é o 14º a entrar em funcionamento na Instituição, apresenta uma ampla sintonia com os desafios da sociedade. “Direitos humanos e políticas públicas é uma das seis áreas estratégicas da PUCPR. Ter um curso de doutorado nessa área temática é ampliar e aprofundar pesquisas de alta relevância com alto impacto social” destaca a pró-reitora.

A expectativa para o início das atividades é alta, como conta a coordenadora do PPGDH, professora Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla, já que o programa colabora com estudos e projetos nos mais diversos campos, como a segurança alimentar, violências, educação, inclusão e outros. “A gente tem uma grande expectativa no sentido de contribuir mesmo, e contribuir não só regionalmente, mas local, nacional e internacionalmente por meio dessas pesquisas e na formação de recursos humanos” conta.

Direitos Humanos e Políticas Públicas são temas urgentes na sociedade

Em sua última Carta Encíclica, nomeada de “Fratelli Tutti”, publicada em 2019, o Papa Francisco expressa a urgência em relação à sensibilização, à conscientização e à discussão sobre os direitos humanos fundamentais, que acompanham os desafios históricos do mundo e são universais, ou seja, um direito de todos.

Segundo a coordenadora do PPGDH, os direitos humanos precisam ser discutidos a todo momento. “Eu acho muito importante esse diálogo que estabelecemos e esse compromisso que temos em centrar nossas pesquisas e projetos na garantia da dignidade humana, a justiça e a paz, e entendemos que isso só se faz possível por meio dos direitos humanos e das políticas públicas” aponta Maria Cecília.

O Diretor de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUCPR, Nathan Mendes, ressalta a disseminação do respeito aos direitos humanos a partir do Doutorado, tanto na esfera acadêmica quanto na sociedade em geral. “Os doutorandos, ao se envolverem em pesquisas com a profundidade exigida em um doutoramento, têm o potencial de influenciar políticas governamentais, organizações não-governamentais e outros setores, promovendo uma cultura mais justa e inclusiva”.

Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR está com inscrições abertas até março

O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da PUCPR visa proporcionar desenvolvimento de competência científica e formar docentes e pesquisadores na área de Direitos Humanos. Sua abordagem interdisciplinar é fundamentada em diferentes áreas do saber das ciências humanas e sociais aplicadas, além de contribuir para as políticas públicas serem mais eficazes e abrangentes, principalmente quando unidas aos direitos humanos e ao debate do que já existe hoje.

São desenvolvidos estudos na área de concentração de Direitos Humanos, Ética e Políticas Públicas, em duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Democracia e Educação em Direitos Humanos; e História, Política e Direitos Humanos. Estudantes do programa podem se inscrever em ações de internacionalização e concorrer a bolsas e financiamentos para subsidiar a mensalidade.

As inscrições para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado estão disponíveis até 4 de março de 2024. Para saber mais sobre o PPGDH e editais abertos, acesse o site.