Mestrado e Doutorado - 23 ago 2023

Livro analisa a crítica de Hans Jonas à ilusão do progresso

“Moeda sem efígie”, do professor do PPGF da PUCPR Jelson Oliveira, será lançado no dia 6 de setembro, no Café Babette de Curitiba

No próximo dia 6 de setembro, no Café Babette, em Curitiba, ocorre o lançamento de “Moeda sem efígie”, livro resultante da pesquisa de pós-doutorado do professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGF) da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR Jelson Oliveira. A obra faz uma análise detalhada de Hans Jonas, filósofo alemão, que parte de suas intuições e chega em temas complexos dos dias de hoje.

Em dez capítulos, Jelson traz reflexões filosóficas sobre temáticas contemporâneas e os ideais defendidos por Hans Jonas. O professor da PUCPR realizou sua pesquisa de pós-doutoramento na Université Catholique de Louvain, na Bélgica.

Sobre o livro

O Progresso é uma das marcas centrais da Modernidade e sua ascensão acompanha o avanço dos poderes tecnológicos e, consequentemente, a depredação da natureza a níveis alarmantes. Para Hans Jonas, o Progresso é uma moeda sem valor que, embora gasta e sem efígie, continua sendo usada como objeto de crença, merecendo por isso mesmo, uma análise filosófica capaz de desvendar o seu sentido e criticar as suas ilusões.

Para o filósofo alemão, tal análise não deve só denunciar o engodo das promessas nunca cumpridas e os danos que a elas se associam de forma inexorável como, sobretudo, convocar para a urgência de novos valores capazes de orientar a sociedade contemporânea, tais como a frugalidade, a moderação e, sobretudo, a responsabilidade

O livro do professor do professor do PPFG Jelson Oliveira é uma análise detalhada que parte das intuições de Hans Jonas e vai além dele, alcançado temas tão atuais quanto complexos, como os limites do crescimento, a justiça climática, o racismo ambiental, o catastrofismo, a euforia do desenvolvimento, o pós-desenvolvimentismo, o ideal utópico da tecnologia, o melhorismo, o transumanismo e o consumismo perdulário.

Ao invés da ilusão do Progresso, Jelson Oliveira demonstra como Hans Jonas defende um Progresso com precaução, que passa pela sobriedade, pela modéstia e pela imposição de freios voluntários precisamente lá onde a ação humana coloca em risco a existência presente e futura da vida sobre o planeta. O livro, por isso, se apresenta como um documento atual e urgente que analisa – tendo como pressuposto o cenário brasileiro atual – a grande bifurcação frente à qual nos encontramos como civilização.

Em seus dez capítulos, Moeda sem efígie: a crítica de Hans Jonas à ilusão do Progresso (que sai com o selo da Kotter Editorial) ajuda a compreender as urgências do tempo que é nosso e, nessa medida, nos inspira a enfrentar os desafios éticos do presente e do futuro.

Como tal, é uma obra que recupera a vocação da própria Filosofia: libertar a história da fetichização da tecnociência que se traveste com o valor inquestionável do Progresso a todo custo – mesmo que muitos fiquem à sua margem, excluídos, mortos ou extintos. Nesses termos, o livro interessa a todos/as que se preocupam em evitar esse perverso fim.

Produzido como trabalho final da pesquisa de pós-doutoramento realizada na Université Catholique de Louvain, Louvain-la-Neuve, na Bélgica, em 2022, o livro será lançado em um bate-papo com o autor, a ser realizado no próximo dia 6 de setembro, às 19h, no Café Babette (Alameda Prudente de Moraes, 1101 – Centro, Curitiba/PR).