Destaque

Destaque - 29 abr 2021

Imersão virtual: conheça o Memorial Marista Hipermídia 360

Experiência original e exclusiva celebra os quatro anos da inauguração do espaço

No dia 29 de abril, o Memorial Marista celebra seu aniversário de quatro anos. Para marcar a data, será lançada uma experiência original e exclusiva: o Memorial Marista Hipermídia 360. O mais novo projeto digital da instituição proporciona imersão em um ambiente 360 graus por meio de videoconferência, interação e mediação de especialistas em tempo real.

Desde março de 2020, as visitas presenciais ao Memorial precisaram ser interrompidas, em virtude das medidas de prevenção relacionadas à Covid-19.  “Do ponto de vista da experiência individual do usuário, já é bastante inusitado. Porém, se pensarmos na oportunidade de uso da visita para fins formativos de grupos, o significado é imenso. O Memorial Marista Hipermídia 360 estará pleno em qualquer lugar e a qualquer hora. Portanto, dos Maristas da PMBCS para os Maristas do mundo. Por isso, não é uma solução apenas para o período de pandemia, mas seu novo jeito de ser”, explica José Leão, Diretor de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

Tecnologia que aproxima

Desde sua abertura em 2017, em Curitiba, o Memorial Marista realiza o importante trabalho de aproximar os visitantes da história de Marcelino Champagnat, reconhecendo o protagonismo de pessoas, evidenciando a resiliência e o desenvolvimento do Instituto Marista ao longo de mais de 200 anos. O espaço da exposição proporciona, gratuitamente, um itinerário formativo lúdico e espiritual. O Memorial também atua nas áreas de pesquisa histórica, publicações, espiritualidade, preservação de acervos documentais e audiovisuais.

Mas como disponibilizar essa vivência em tempos de distanciamento social? Durante a pandemia, foi preciso aprender e se reinventar. Por isso, o Memorial Marista Hipermídia 360 é resultado de uma série de tecnologias que aproximam pessoas e informações. Que fornecem um passeio que instiga a sensibilidade e a consciência sobre a importância da educação, assim como da solidariedade e do amor ao próximo.

Como participar do Memorial Marista Hipermídia 360 

Na vanguarda do segmento de museologia, o Memorial sempre se destacou pela inovação, interatividade, beleza e originalidade dos conteúdos. Nesse sentido, a proposta é que a atmosfera das visitações presenciais também esteja presente no ambiente virtual. No Memorial Marista Hipermídia 360, será possível fazer a visita por meio de uma videoconferência em ambiente 360, de maneira interativa, com a presença de um mediador especialista.

É possível realizar a visita individualmente ou em grupos de até 10 pessoas, com acompanhamento de um guia. Para acessar a exposição, é necessário o uso de computador, tablet, smartphones ou V-glasses.

Para agendar sua visita guiada, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Sobre o Memorial Marista

Fundado em 2017, o Memorial Marista é um marco da celebração do bicentenário de fundação do Instituto Marista. Para além da PMBCS, o espaço também serve à sociedade em geral.

O complexo tem estrutura de 5.500m², com cinco salas multiuso, dois auditórios, reserva técnica e biblioteca. Também fazem parte do espaço a Capela Mãe da Misericórdia e um salão de exposições de 770m².

Entre as principais conquistas e aprendizados do Memorial nesse tempo, José Leão destaca: “A preservação inteligente e inovadora do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista; a organização de acervos históricos; o estímulo à pesquisa, à sistematização e divulgação do conhecimento; o uso inteligente das tecnologias para apresentação da identidade e missão maristas; o uso de diferentes linguagens para o benefício de todas as idades; a oferta de subsídios e oportunidades para a formação e desenvolvimento de Irmãos, colaboradores, leigos e leigas maristas. E mais: o Memorial Marista Hipermídia 360 é um presente valioso da PMBCS à memória de Marcelino Champagnat, agora pertencente ao mundo”.