Destaque - 20 mar 2024

Homenagens fizeram parte da comemoração aos 65 anos da PUCPR

Concessão do título de Reitor Emérito e homenagem por tempo de casa marcaram a celebração de mais um ano de história da Universidade

A comemoração aos 65 anos da PUCPR também contou com homenagens a quem tanto contribuiu com a história da Instituição durante os anos. No dia 14 de março, o professor Waldemiro Gramski recebeu o título de Reitor Emérito e 45 colaboradores foram homenageados por seu tempo de casa.

Parte da celebração a mais um ano de história da Universidade, as cerimônias ocorreram no Teatro da PUCPR (TUCA) e reuniram lembranças, memórias e afetos de quem contribuiu e segue contribuindo diariamente com a missão da PUCPR.

Professor Waldemiro Gremski é titulado Reitor Emérito da PUCPR

Um Gente Boa marcante na história da Universidade, Waldemiro Gremski recebeu o título. Seus laços com a Instituição começaram na graduação, em 1969, e seguiram até o cargo de Reitor, no período de 2014 a 2021. Durante o tempo em que ocupou a cadeira de Reitor, a PUCPR se consolidou como uma das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, pontuando rankings nacionais e internacionais.

Como Reitor Emérito, professor Waldemiro tem cadeira permanente no Conselho Universitário (CONSUN). A concessão do título foi aprovada em agosto de 2023 pelo mesmo Conselho. Durante seu discurso após receber o título, relembrou os desafios enfrentados por toda a comunidade acadêmica durante seu reitorado, as mudanças implementadas para tornar a PUCPR uma universidade à frente do seu tempo e colocar os estudantes como protagonistas de sua formação.

“É o caminho que foi desbastado para se alcançar uma formação integral com um projeto de vida mediante o desenvolvimento de competências. Essa é a nossa revolução. A nova revolução. Eis a nossa trajetória, que nesses anos considero vitoriosa, caminhada da qual participou toda a comunidade acadêmica, administrativa, de ponta a ponta” pontuou o professor Waldemiro.

Este é o terceiro título de Reitor Emérito concedido pela PUCPR. Anteriormente, já receberam o título os reitores Prof. Osvaldo Arns (1989) e Reitor Ir. Clemente Ivo Juliatto (2017).

A cerimônia contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de Curitiba e Grão Chanceler da PUCPR, Dom José Antônio Peruzzo, o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Mateucci, o presidente do Grupo Marista, Ir. Vanderlei Siqueira e o Vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins.

Homenagem por tempo de casa

Ainda em celebração ao aniversário da Universidade e reconhecimento por toda a contribuição oferecida durante todos os anos, 45 colaboradores da PUCPR receberam a homenagem por tempo de casa. Colaboradores com 25, 30, 35, 40 e 45 anos de casa foram comtemplados com uma medalha e um certificado. A cerimônia foi conduzida pelo Reitor, Ir. Rogério Mateucci.

Confira a lista dos Homenageados por Tempo de Casa na PUCPR.

25 anos de casa

• Andre Paula Fregoneze