Destaque - 14 dez 2022

Gol de placa: Estudantes aprendem libras com jogo de tabuleiro sobre a Copa do Mundo

jogo criado pelo PPGTS da PUCPR tem com base o Sign Writing (SW), sistema de registro gráfico das línguas gestuais

foto do jogo em libras, criado pelo PPGTS da PUCPR

Drible, caneta, chapéu, carrinho, gol de placa…aproveitando o clima da Copa do Mundo, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) da PUCPR desenvolveram um jogo de tabuleiro para auxiliar no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por meio de um tabuleiro que representa um campo de futebol e cartões que contêm sinais em libras e um QR Code que permite o acesso a informações sobre os países participantes do campeonato mundial de futebol, o jogo possibilita a aprendizagem do alfabeto, de números e de regras do futebol. Assim como na Copa, vence quem fizer mais gols.

O jogo foi criado com base no Sign Writing (SW), um sistema de registro gráfico das línguas gestuais, que permite a leitura e escrita em Libras sem a necessidade de tradução para a língua oral. “Além disso, o jogo com os sinais em QR Code tem se consolidado como um recurso didático com característica colaborativa no processo educacional. E o material ainda tem o propósito de romper o isolamento da comunicação e a exclusão das pessoas com deficiência auditiva, contribuindo para a disseminação da Libras na sociedade, em direção à real inclusão social”, explica o doutorando do PPGTS Alexsander Pimentel, professor, tradutor e intérprete de Libras.

O projeto está sendo aplicado na Escola Bilíngue Para Surdos da Apas, com apoio da diretora Cristianne Bara Pacheco Mattei de Carvalho e da pedagoga Neide Mitiyo Shimazaki.