Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 04 jul 2022

Estudantes recebem diploma de dupla diplomação durante Cerimônia Solene

PUCPR forma profissionais alinhados com o mercado nacional e internacional

Studio Karam
Crédito: Studio Karam

A Cerimônia Solene de dupla diplomação de estudantes da Escolas de Belas Artes e Escola Politécnica da PUCPR foi realizada no dia 30/06, no auditório John Newman. As duplas diplomações são modalidades de estudo no exterior oferecidas pela PUCPR em conjunto com universidades parceiras de outros países. O diferencial desses programas é a obtenção de diploma de ambas as instituições, o que lhe confere uma possibilidade maior de inserção no mercado de trabalho internacional.

Receberam a dupla diplomação da Universitá degli Studi di Ferrara (Itália), em Arquitetura e Urbanismo: Bianca Amorim Sena Souza e Marina Gabriela Scheid Parizotto. Em Design: Bernardo Matos Rinaudo, Guilherme Candido de Carvalho e Ricardo Ramos Rubio. Na Universitat de VIC (Espanha), curso de Jornalismo, Beatriz Sprada Mira, representada pelo seu pai, professor Marcelo Távora Mira. Em Publicidade e Propaganda: Anna Lucia Alvares Lima, representada pelos pais Lucia Alvares Lobo Lima e Dinor da Silva Lima, e Catherine Ehler Derviche. Na Université de Technologie de Troyes (França), curso de Engenharia de Produção, a estudante Maria Carolina do Val da Fonseca Nardoni.

Como é a experiência da dupla diplomação?

Bianca Amorim, que fez o discurso pelos estudantes que participaram da dupla diplomação, conta como foi a sua experiência na Itália, ela que já havia feito intercâmbio pela PUCPR, para o Paraguai, diz que é uma experiência completamente diferente.

“A extensão de tempo maior (1 ano e meio) faz você pensar em tudo o que está fazendo e que é para a sua grade de curso, não é simplesmente uma viagem para descobertas e aventuras. É preciso analisar onde irá morar e que este tempo naquele país proporcionará experiências como se você fosse daquele lugar, até as próprias amizades são repensadas”.

Para quem deseja fazer a dupla diplomação, a estudante diz que é fundamental conhecer o processo seletivo o mais rápido possível e fazer uma boa entrevista. “Acredito que o diferencial para eu ser aprovada no processo foi a entrevista, talvez pelas minhas notas eu não fosse a melhor candidata, mas na entrevista consegui transparecer o meu objetivo”.

Durante seu discurso ela enfatizou como é uma experiência maravilhosa conhecer novos lugares, novos gostos, interesses, preferências e até mesmo um novo eu, mas enfatiza que a dupla diplomação é ainda mais excepcional. “Porque descobrimos tudo isso, mas temos tempo e oportunidades suficientes para interiorizar e consolidar essa nova pessoa que acabamos de fato criando durante o período fora”. Ela também destacou o novo desafio de equilibrar a pessoa que era antes da viagem e a que voltou e a responsabilidade de não deixar de evoluir e compartilhar o que foi aprendido.

Autoridades presentes

Compuseram a mesa diretiva o Pró-Reitor de Desenvolvimento, prof. Ericson Sávio Falabretti, o Diretor da PUCPR Internacional, prof. Marcelo Távora Mira, a Decana da Escola de Belas Artes, profa. Angela Leitão, e o Decano da Escola Politécnica, prof. Marco Antonio Paludo.

Também estavam presentes na cerimônia o Coordenador do curso de Design, da Escola de Belas Artes, prof. Luiz Fernando Fonseca Kasprzak, o Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, da Escola de Belas Artes, prof. Fábio Henrique Feltrin, e a Coordenadora do curso de Engenharia de Produção, da Escola Politécnica, profa. Gabriela Lobo Veiga.

Internacionalização PUCPR

A PUCPR sabe a importância de formar profissionais capacitados e globalizados, alinhados com as necessidades do mercado nacional e internacional. Por isso, é uma instituição líder no Brasil em iniciativas voltadas para a internacionalização. Entre as ações mais inovadoras, destacam-se o Programa Global Classes, que oferta mais de 100 disciplinas de graduação e pós-graduação ministradas em diversos idiomas, em diferentes níveis de conhecimento.

A instituição também conta com o Summer Institute que oferece cursos e disciplinas no verão em Curitiba e em Florença. Lá, a PUCPR compartilha um espaço em um palácio em estilo renascentista com outras três universidades de prestígio: as americanas Kent State University e Webster University e a sul-coreana Dankook University.

Além disso, a Universidade possui diversos acordos de dupla diplomação de graduação e pós-graduação com instituições de renome em diversos países, como Itália, Portugal, Espanha, Inglaterra e França, bem como mais de 280 acordos de mobilidade estudantil com universidades em todos os continentes.