Coral

Coral - 08 jul 2021

Estudantes de Design auxiliam na produção de figurinos para o Coral Champagnat

Coristas irão se apresentar remotamente na Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba com figurinos desenvolvidos na disciplina de História da Moda

Crédito: Coral Champagnat

A aplicação do conteúdo em um contexto real é uma ótima forma de aprender, e foi assim que os estudantes da disciplina de História da Moda exercitaram conhecimentos nesse semestre. Um dos trabalhos da eletiva do curso de Design da PUCPR envolveu auxiliar os coristas do Coral Champagnat a produzirem figurinos medievais para o vídeo que apresentarão na Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, no dia 16 de julho.

Taísa Sena, coordenadora do Laboratório Fashion da PUCPR e professora de História da Moda, explica que a oportunidade de auxiliar o Coral surgiu bem quando ela e a turma estavam estudando a moda nos períodos da Idade Média e Renascimento. “A ideia era que os estudantes ajudassem os coristas a montar os figurinos com o que já tinham no próprio guarda-roupas. Eles fizeram sobreposições de peças, utilizaram acessórios de formas diferentes e usaram penteados e véus”, explica.

Moda na prática

Somando as turmas da manhã e da noite, cerca de 60 estudantes do 3º ao 7º período de Design que optaram pela eletiva de História da Moda participaram da atividade, e cada grupo ficou responsável por auxiliar entre 2 e 3 coristas. Vinicius Ribeiro, do 5º período, conta que seu grupo montou um painel visual com orientações iniciais, para que os cantores pudessem procurar possibilidades dentro de seus guarda-roupas. A partir das referências, eles montaram os figurinos e os estudantes de Design sugeriram ajustes, baseando-se nos conhecimentos que adquiriram sobre a moda medieval.

Toda a orientação foi realizada de forma remota, por meio de reuniões virtuais e grupos de mensagem para envio de fotos. “Foi uma experiência enriquecedora, pois pudemos pegar algo moderno, do nosso tempo, e transformar em visuais de séculos passados”, relata Vinicius. O estudante avalia que, ao explicar sobre a moda medieval para os colegas, ele também aprendeu. “Fixamos melhor o conteúdo e aprendemos mais quando ensinamos também”.

Crédito: Coral Champagnat

Música à distância

Rosemeri Paese, maestrina do Coral Champagnat, explica que a ideia de apresentar uma música medieval no evento veio do estudo da história da música – afinal, foi nessa época que a escrita musical foi desenvolvida e que o canto gregoriano começou nas igrejas. “Iremos performar a música ‘As Sete Alegrias’, que é baseada no rosário franciscano e fala das sete alegrias de Nossa Senhora. Escolhemos essa para tentar trazer um pouco de alegria para esse momento tão dramático da pandemia”, conta a maestrina. As 23 vozes que compõem o Coral Champagnat cantarão a música medieval em seu idioma original.

Lya Seffrin é estudante do 5º período de Música na PUCPR e participa do Coral Champagnat há dois anos. Além de a apresentação medieval ter proporcionado novos aprendizados graças à colaboração com os estudantes de Design, ela acredita que o contato com profissionais do ramo da música é fundamental para conseguir oportunidades e trocar experiências. “Temos a chance de cantar com pessoas diferentes, e a tecnologia ajudou a nos aproximar dessa forma para fazermos um trabalho de qualidade e com um propósito”, avalia.

O processo de desenvolvimento da performance para o vídeo foi bastante cuidadoso e minucioso, e todas as orientações da equipe foram realizadas de forma remota. Os preparadores vocais fizeram atendimentos individualizados com cada um dos coristas, além de ensaios virtuais coletivos e orientações para gravações de áudio e vídeo. A edição e a mixagem do material também foram realizadas internamente.

A Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba reúne diversos corais da cidade, e desde o ano passado o evento migrou para o formato online, com a apresentação de vídeos gravados por cada grupo. O Coral Champagnat se apresentará no dia 16 de julho às 19h no canal do Youtube Arte e Cultura ICAC.