Escola de Negócios - 09 nov 2023

Estudantes de Administração Internacional da PUCPR visitam Porto de Paranaguá

Atividade combina teoria e prática para formar profissionais mais completos

Porto de Paranaguá
Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL

Estudantes do curso de Administração Internacional da PUCPR tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Porto de Paranaguá. Acompanhados pelos professores Paulo Godoy e Helison Dias, eles puderam explorar de perto o principal porto do Paraná e um dos mais importantes do Brasil.

O Porto de Paranaguá é conhecido por sua eficiência operacional e por ser um dos melhores portos do país. Em 2023, ele atingiu o maior nível de exportação no primeiro semestre em 50 anos, sendo um ponto crucial na economia brasileira, especialmente devido ao aumento de 22,4% nas exportações de soja, um dos principais produtos importados pelo exterior.

A visita técnica teve início com uma palestra introdutória sobre o Porto de Paranaguá, conduzida pelo administrador André Lobo, que abordou informações detalhadas sobre a estrutura do porto, operações, tipos de embarcações e cargas. Em seguida, estudantes tiveram a oportunidade de explorar o porto, desde as docas até o limite inicial do terminal de cargas, onde puderam observar as atividades portuárias, os equipamentos utilizados e as edificações.

Um dos pontos altos da visita foi o passeio de barco pela baía de Paranaguá, que proporcionou uma visão panorâmica das estruturas portuárias, dos navios e das operações em andamento. Essa experiência permitiu aos estudantes entenderem o funcionamento da logística portuária, desde a chegada das cargas em caminhões até o carregamento nos navios, proporcionando uma compreensão abrangente do processo de importação e exportação, além de sua relevância para a economia nacional.

Para muitos, essa visita técnica foi uma oportunidade única de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. A experiência também foi relacionada às palestras anteriores, como a realizada pelo professor V.G. Venkatesh sobre logística internacional, enriquecendo ainda mais o aprendizado dos estudantes.

Essas atividades práticas são fundamentais para preparar os futuros profissionais de Administração Internacional da PUCPR, proporcionando uma compreensão aprofundada do mundo real dos negócios globais e preparando-os para os desafios e oportunidades que encontrarão em suas carreiras.

Conheça o curso de Administração internacional da PUCPR