Destaque - 30 jun 2023

Estudantes da PUCPR promovem gincana junina em escola municipal de Curitiba

Iniciativa é uma parceria do Projeto Comunitário com o programa Comunidade Escola da Prefeitura Municipal de Curitiba

crianças brincam na gincana junina

Para finalizar a ação social do Projeto Comunitário, os estudantes inscritos na atividade da Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, localizada no bairro Parolin, tiveram a ideia de organizar uma gincana junina às crianças desta comunidade. Além de brincadeiras divertidas como: corrida de saco e dança das cadeiras, as crianças também tiveram a oportunidade de fazer maquiagem e cabelo para festa junina e, ao final, ganharam bolo e um pacote cheio de doces para celebrar esse momento.

Talissa Molo Fugikawa, estudante de Direito, falou sobre essa mobilização. “Como estamos na época de festa junina, nada mais justo que fazer uma pra elas. Primeiro com uma gincana, promovendo uma competição saudável e depois veio a ideia das comidas, na qual cada um colaborou um pouco. Inclusive, um dos nossos colegas conseguiu uma doação para 300 saquinhos de doce, que foi algo incrível. Todo mundo topou participar, ajudou e a ideia se transformou em algo fantástico”, explicou. “E o melhor de tudo isso é a alegria que a gente pode trazer para essas crianças”, completou.

estudantes montam kits para criançasFazer uma ação social dessas pode ser a primeira experiência para muitos estudantes que participam do Projeto Comunitário. É o caso de Vittorio Perotto, estudante de Sistemas de Informação.

“Para mim foi um grande desafio, pois eu sou uma pessoa mais introvertida, mais na minha e eu quis fazer uma coisa totalmente diferente, sair da “bolha”. O que eu presenciei e vivi aqui só me fez mais feliz e esperar cada sábado para participar da atividade. O tempo passou e eu nem vi, ainda fiquei com uma sensação de querer participar mais”, destacou.

De acordo com Fabio Henrique Alves, coordenador local do Programa Comunidade Escola, a presença dos estudantes faz a diferença.

“A palavra dessa experiência é ajuda, pois os acadêmicos vêm para contribuir realmente. Eles trazem ideias novas, experiências diferentes que nós não temos e a comunidade também não tem. Eles não ajudam só aqui na escola, mas toda comunidade, pois vemos que eles trazem muito carinho, respeito pelas diferenças e pelo que a comunidade tem. E a comunidade aceita de coração aberto a participação deles aqui”, afirmou.

Conviver com as crianças durante o Projeto Comunitário trouxe grandes ensinamentos para Talissa. “Essa experiência me impactou demais, pois desde o primeiro dia da atividade eu percebi a simplicidade que essas crianças têm, pois muitas vezes elas vêm aqui só para ter algo que, na minha vida, é muito comum: a alimentação, um doce, e elas vêm à procura disso. E isso aflorou algo no meu coração que foi muito emocionante, que é a transparência dessas crianças”, falou.

estudantes que participaram do Projeto Comunitário“Estar aqui foi algo muito além do Projeto Comunitário, que eu não imaginava. Eu fiz amigos aqui, além do carinho que eu trouxe e que recebi das crianças”, ressaltou Talissa.

“Os sábados foram bem divertidos. Nós voltamos para o momento de quando a gente era criança: brincamos de vôlei, queimada, ping pong. É uma experiência que precisa ser vivida, pelo menos uma vez na vida. Por isso, para quem ainda vai fazer o projeto Comunitário eu digo: faça o melhor que você puder, pois você vai se sentir bem e as crianças vão agradecer muito”, destacou.

Programa Comunidade Escola

O Programa Comunidade Escola é promovido pela Prefeitura de Curitiba, o qual disponibiliza o espaço das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba à comunidade. Essa ação acontece aos sábados à tarde, com o objetivo de oferecer atividades e oportunidades aos moradores dos bairros em que estas escolas estão localizadas. No local, acontecem atividades nos eixos de: cultura; educação e cidadania; esporte e lazer; geração de renda e saúde. Atualmente, o Programa atende em 31 Escolas, as quais também são parceiras do Projeto Comunitário e recebem os estudantes da PUCPR.

Para Laudicéia Ferreira Santiago, gestora técnica central do Programa Comunidade Escola, os estudantes da PUCPR são dedicados e estão sempre dispostos para aprender. “Quando fazemos a reunião de planejamento com eles, explicando como funciona o programa, por que tem esse diferencial, quando eles entendem qual o propósito, nós percebemos a mudança neles. A grande maioria abraça essa causa, e muitos, depois que terminam, continuam contribuindo nas escolas como voluntários. Esse é o grande ganho, conseguir despertar neles, não só apenas um projeto que precisa ser feito, mas que pode ir além”, destacou.

Conheça o Projeto Comunitário

Além de profissionais competentes em suas áreas, a PUCPR por meio do Projeto Comunitário e outras iniciativas institucionais, forma Gente Boa. Essa certificação a mais aproxima o estudante da sociedade e suas necessidades, formando pessoas com uma visão mais humana alinhada aos valores Marista. Leia mais sobre a formação Gente Boa da PUCPR.