Destaque - 02 out 2023

Estudantes da PUCPR participam de mutirão para ajudar na preservação de rios

A atividade faz parte do Projeto Comunitário deste segundo semestre, em parceria com o Rotary

Projeto Comunitário PUCPR limpeza de rios

Os estudantes inscritos na ação social “Preservação de Rio e Córrego”, deste semestre estão contribuindo para a causa ambiental. Eles auxiliam na retirada de lixo, às margens de córregos e rios, plantio de árvores e conscientização da comunidade. Uma dessas ações aconteceu no sábado (23), com um mutirão de limpeza às margens do Canal Belém, localizado no Parque São Lourenço. No local, os estudantes também plantaram árvores e fizeram uma caminhada pela paz, junto com integrantes do Rotary e de algumas instituições públicas.

Para Enzo Ramon Campa, estudante de Ciência da Computação, participar desta ação é uma oportunidade de contribuir com uma causa. “É a primeira vez que participo de uma atividade assim e está sendo bem legal. Eu escolhi, principalmente para ajudar na preservação do meio ambiente, mas também porque eu gosto de estar em contato com a natureza. Os rios mais limpos melhoram a cidade e contribuem para a saúde da população e para o meio ambiente como um todo”, destacou.

Mariana Laporte Correia, estudante de Arquitetura e Urbanismo, falou sobre a importância de participar dessa atividade. “É uma oportunidade de fazer algo diferente e me envolver com as causas ambientais. Além de ajudar a limpar a área que está afetada e cuidar do meio ambiente, também é importante para conscientizar as pessoas que estão no local, pois o fato de ver o lixo ali jogado é um choque e, talvez, sirva de incentivo para as pessoas, que estão vendo a gente limpar, também cuidem”.

“Nós também aprendemos porque tem que plantar uma árvore virada para a rua, pois ela ajudará a fazer sombras, ou seja, em dias de calor como esses que estão fazendo, essa árvore vai gerar sombra para as pessoas poderem estar nesse espaço. Como essa ação está acontecendo dentro do parque, as pessoas estão vendo esse movimento e, com isso, a gente espera que acabe incentivando no cuidado dessas árvores, da limpeza e do meio ambiente”, complementou Giovani Antunes Ferreira, estudante de Marketing.

estudantes participam de limpeza de rios no Projeto ComunitárioDurante a ação, os estudantes também comentaram sobre a quantidade e os tipos de objetos encontrados nos rios.

“Me surpreendeu o volume de pequenos plásticos, como por exemplo: papel de bala e chiclete. As pessoas acham que quando jogam esse papel no chão não faz a diferença, mas quando vai tirando esse lixo, forma um grande volume só desse material. Por isso, é importante estarmos nos conscientizando, pois tudo isso está indo para o rio”, destacou Giovani.

“Quando fomos no córrego do Boqueirão, tinha até uma TV jogada lá,” comentou Mariana. “Essa atividade vai servir de experiência para minha vida. Vou cuidar e prestar atenção ao que eu estou consumindo, evitar ao máximo os descartáveis e destinar o lixo da forma certa. Tentar buscar de onde veio e para onde vai, ter esse cuidado. É uma experiência diferente que está valendo a pena”, complementou.

Essa ação social acontece aos sábados e tem previsão de término no dia 21 de outubro. Para os próximos encontros, além das atividades já mencionadas, os estudantes também farão a confecção de uma barreira ecológica, feita com garrafas pets, que será colocada em um córrego do bairro Boqueirão. Após alguns dias, eles voltarão ao local para verificar a quantidade de lixo retido por meio dessa barreira.

Além da formação profissional, na PUCPR os estudantes têm uma formação voltada para o eixo humanístico, para que ele possa contribuir com a sociedade e suas necessidades, o que chamamos de “Gente Boa”.

Conheça o Projeto Comunitário.