Câmpus Londrina

Câmpus Londrina - 27 jun 2022

Estudante do curso de Medicina de Londrina publica estudo em jornal científico internacional

Ele é o primeiro discente do curso a publicar estudo sobre tratamento da COVID-19 ainda durante o desenvolvimento do TCC e também é o primeiro a ser dispensado da defesa

O estudante do quarto ano de Medicina da PUCPR Câmpus Londrina, Bruno Matos Aquino, publicou um estudo sobre um antiviral para uso na COVID-19 no European Journal of Pharmaceutical and Medical Research. O estudo faz parte de seu projeto de Trabalho Científico do Curso (TCC) e por tê-lo publicado em revista científica internacional e revisada por pares, Bruno será dispensado da obrigação da defesa pública de seu TCC, conforme prevê o regimento do curso.

Segundo Bruno, o interesse pela pesquisa surgiu já no primeiro ano de medicina, quando assistiu a uma palestra sobre os inúmeros projetos e programas de iniciação científicas disponíveis na instituição.

Posteriormente, em 2020, ingressou em grupo de pesquisa sobre a COVID-19. Sobre a oportunidade de desenvolver pesquisa na PUCPR, Bruno relata “a iniciação científica, apesar de trabalhosa, permite que o estudante tenha contato, de maneira mais aprofundada, com os diversos tipos de estudos epidemiológicos que sustentam a prática clínica. Esse tipo de experiência proporciona uma maior capacidade em distinguir aquilo que realmente faz parte da Medicina Baseada em Evidências e resulta em benefícios aos pacientes, e o que não faz.”

Quando perguntado sobre os fatores que levaram a esta publicação, o estudante complementa “são muitos os fatores que levaram à publicação do nosso estudo, mas eu penso que a persistência foi o principal deles. É claro que você precisa ter uma boa pergunta clínica fundamentando sua pesquisa e uma boa equipe, mas tudo isso pode não ser o suficiente para alcançar a publicação na primeira tentativa. Por isso, é preciso ter persistência para não abandonar o projeto e estar disposto a trabalhar em melhorias para uma próxima tentativa”.

Bruno é o primeiro estudante do curso a publicar seu estudo ainda durante o desenvolvimento do TCC, e por isso, o primeiro a ser dispensado da defesa. Importante ressaltar que, de acordo com o regimento do curso de Medicina da PUCPR Câmpus Londrina, é necessário que a publicação de seu TCC atenda a requisitos de qualidade para que o acadêmico seja dispensado da apresentação perante banca examinadora.

Para o orientador do estudo, professor Dr. Paulo Bignardi, a PUCPR tem maciço investimento na iniciação científica, o que se reflete em muitas publicações nos últimos anos. “Apesar de enxergarmos há vários anos os frutos deste investimento, algumas ações simples, como fortalecer as disciplinas do eixo científico, e antecipar o início do TCC, com o Kickoff do TCC, por exemplo, tem nos ajudado a produzir em qualidade e antes dos estudantes ingressarem no internato”, complementa o professor Paulo.

A publicação pode ser lida aqui.