Notícias

Notícias - 01 mar 2019

Diretoria Institucional da PUCPR reflete sobre proteção de menores apresentada pelo Papa

Encontro no Vaticano sobre o tema foi discutido em encontro nesta sexta (01)

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, aconteceu, no Vaticano, o Encontro sobre a proteção dos menores na Igreja, convocado pelo Papa Francisco, que contou com representantes das Comissões Episcopais do mundo inteiro. O pacote de medidas Inspire, formulado por dez agências internacionais para erradicação da violência contra a criança, sob orientação da Organização Mundial de Saúde, fundamentou as diretrizes do discurso do Pontífice.

Em um momento histórico, foram debatidos e abuso sexual na sociedade e na Igreja. A reunião visou ressaltar a necessidade de sensibilização do episcopado para a proteção dos menores, tendo como premissas a responsabilidade, responsabilização e transparência.

encontro_Papa_bispos

Diante das provocações oriundas deste evento, a equipe da Diretoria Institucional da PUCPR, junto com representantes do Grupo Marista, realizou nesta sexta-feira (01) um momento de reflexão e debate sobre a temática com a presença do doutor em Teologia Moral Padre Rafael Solano do Câmpus Londrina.

O Padre enfatizou a necessidade de se refletir sobre a noção de vulnerabilidade, dialogando com a antropologia da sexualidade. Segundo ele, é necessário que a Igreja debata sobre aquilo que o Papa Paulo VI nomeou como “evangelização da sexualidade”.

A Diretoria de Identidade da PUCPR e o Grupo Marista lançarão, ao longo de 2019, propostas de ações a toda a comunidade, que corroborem com o processo de diálogo e debate proposto pela Igreja sobre este tema.