Escola de Direito

Escola de Direito - 12 abr 2023

Sessões do Direito em Debate abordam sobre casos esportivos, familiares e eleitorais

Transmissões são em parceria com as Pós-Graduações da Escola de Direito da PUCPR

Tela com fundo azul, escrito em destaque "Direito em debate"

Para divulgar as Pós-Graduações em Direito Desportivo e Direito Eleitoral e Processo Eleitoral, a Escola de Direito da PUCPR fará transmissões sobre assuntos de interesse dessas áreas.

O Canal Direito em Debate analisará alguns casos de esporte, em lives feitas no Youtube, das 20h às 21h.

Acompanhe a programação:

 

Dia: 07/03

Tema: Caso Wallace do Vôlei

Os convidados professor Maurício Correa da Veiga e professor Gustavo Lopes, mediados por KID (Gilmar Teixeira) abordarão sobre o caso Wallace de Souza.

O jogador de Vôlei repostou em suas redes sociais uma mensagem perguntando para o público se eles dariam um tiro, na cara do atual Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a arma calibre 12, que o atleta segurava.

Wallace é um atleta que tem vários títulos, entre eles o de Campeão Olímpico, Mundial, Brasileiro e Sul-Americano.

O ocorrido resultou no afastamento dele do clube que atuava, Sada Cruzeiro, por tempo indeterminado.

Você pode reassistir em nosso Canal da PUCPR.

 

Dia: 08/03

Tema: Racismo, Preconceito, Abuso e Assédio no Esporte

As convidadas Raquel Lima, Presidente do Instituto Brasileiro do Direito Desportivo (IBDD), e a Dra. Helena Coelho, Coordenadora da Pós- Coordenadora, da Escola de Direito, mediadas por Daiana Alessi abordarão sobre racismo, preconceito, abuso e assédio no esporte.

Problemas dessa natureza vem aumentando cada vez mais no meio esportivo e não só com os atletas renomados, mas também com os até então desconhecidos do grande público. As mulheres atletas são umas das classes que mais sofrem com essa descriminação e vamos saber o motivo nesse debate.

Você pode reassistir em nosso Canal da PUCPR.

 

Dia 04/04

Tema: E-Sportes é esporte?

Em seu primeiro pronunciamento com Ministra dos Esportes, Ana Moser deu uma resposta impactante para o mundo dos Esportes e dos e-Sports. A ex-atleta de vôlei declarou que não considera e-Sports como uma modalidade esportiva.

A repercussão da fala da Ministra nos fez questionar: esportes eletrônicos são ou não são Esporte?

O mediador da conversa será o professor Gilmar Teixeira, Coordenador da Pós-Graduação em Direito Desportivo da PUCPR.

Os convidados para debater o tema são Ricardo Miguel, Doutor em Direito Desportivo pela PUC/SP, autor do livro “O Enquadramento Jurídico do Esporte Eletrônico”, e Carlos Gama, jornalista Diretor de Games e E-sports da ASSESPRO-RJ (de 2020 – atual), fundador da ESPORTSRIO e produtor do Podcast LineUp, curador do Fórum de E-sports do Rio de Janeiro em Vassouras 2022 e Diretor do curso de Gestão e Governança em E-sports da Universidade de Vassouras.

Você pode reassistir em nosso Canal da PUCPR.

Conheça a Pós-Graduação em Direito Desportivo, elaborada para incentivar futuros especialistas em Direito Desportivo para atender as demandas que surgem no meio do esporte, tanto das instituições quanto dos atletas.

 

Dia 13/04 

Tema: Caso Luana Piovani e Pedro Scooby: debate sobre as questões relacionadas ao Direito das Famílias 

Recentemente, a atriz e o surfista foram alvo de notícias relatando as brigas públicas divulgadas em suas redes sociais em razão de desentendimentos relativos a seus filhos, envolvendo questões como pensão alimentícia, guarda e convivência. Foi objeto de discussão, também, a exposição dos filhos em razão dessas brigas, que refletem situações corriqueiras no âmbito do Direito das Famílias.  

Embora os detalhes do caso não sejam conhecidos, o debate, a partir do que foi noticiado, tratará desses pontos, que são a realidade de muitos litígios familiares. 

A mediadora da conversa é Ana Paula Vasconcelos, Mestre em Direito pela PUCPR. Os convidados deste debate são: Priscilla Barbiero, Mestranda em Direito pela UFPR, e Eloi Pethechust, Doutor e Mestre em Direito pela PUCPR. 

Assista no Canal da PUCPR, às 19h30.

Evento de Direito Eleitoral

A Pós-Graduação em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral também fará um evento sobre as Missões de Observação Eleitoral Internacional.

No dia 14/03, das 19h30 às 20h30, no Canal Direito em Debate, será abordado o que são observações eleitorais internacionais e informar a assinatura do termo de cooperação da Transparência Eleitoral com a PUCPR.

Os palestrantes Marcelo Ramos Peregrino, Presidente da Conferência Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (COASTE) e Leandro Querido, Diretor Executivo da Transparencia Electoral.

A Pós-Graduação em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral ofertará um módulo opcional para quem deseja se especializar no tema. Nele, estudantes podem ser selecionados para integrar a comitiva de autoridades e ter a oportunidade de acompanhar o dia das eleições em um País da América Latina.

Assista no Canal da PUCPR.

Conheça o curso, estruturado com as disciplinas que abarcam o conhecimento exigido de profissionais que atuam na área eleitoral.