Biblioteca - 23 abr 2020

Dia Mundial do Livro: curiosidades sobre a Biblioteca Central e a PUCPRESS

Biblioteca Central e PUCPRESS ajudam a manter viva a cultura literária na PUCPR

Biblioteca Central PUCPR

O dia 23 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial do Livro por representar o aniversário de morte de dois dos maiores autores da literatura: William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Responsáveis por obras emblemáticas como Romeu e Julieta e Dom Quixote, respectivamente, os autores e obras estão presentes no acervo da Biblioteca Central da PUCPR, lembrada nesta data especial em homenagem aos livros. Para comemorar, trouxemos algumas curiosidades sobre a BC, que comemorou 25 anos em 2019 e se tornou um dos maiores símbolos da literatura na Universidade, bem como sobre a PUCPRESS, editora da PUCPR.

A Biblioteca Central

A Biblioteca da PUCPR é um espetáculo a cada contato: por fora ela já impressiona pelo tamanho e imponência: fundada em 8 de fevereiro de 1994, ela tem 10,5 mil m² e 3 andares repletos de materiais disponíveis ao público. Ao entrar, o público tem a oportunidade de observar os vitrais, pensados pelo arquiteto Manoel Coelho, e com estética de artistas importantes da região, como Poty Lazzarotto, Abraão Assad, Sérgius Ederlyi, Ida Hannemann de Campos, Fernando Calderari, Ingo Moosburger e Adoaldo Lenzi.

Já o acervo da BC é um show à parte: são 687.837 exemplares, incluindo materiais on-line, e-books e periódicos que também podem ser encontrados no sistema. Com tantas opções à disposição, é quase impossível não buscar um livro! E a comunidade acadêmica não deixa por menos: somente de janeiro a abril de 2020, foram feitos 15.519 empréstimos. Deste total, tivemos dois campeões de procura: Direito Civil Brasileiro, do autor Carlos Roberto Gonçalves, que também foi o mais emprestado em 2019, e o Atlas de Anatomia Humana, de Frank Netter.

Porém, nem só de campeões de procura vivem os livros da Biblioteca.

Temos também campeões de longevidade. A Biblioteca Central da PUCPR conta com um setor de obras raras, onde são guardados e restaurados diversos livros. O mais antigo deles é a mini enciclopédia latina Noctes Atticae, de 1515.

Para manter tudo isso funcionando e tornar a experiência pelos corredores ainda mais incrível, a Biblioteca Central da PUCPR conta com 47 colaboradores, sempre prontos para ajudar na busca por uma obra ou decifrar os códigos de localização dos livros.

A PUCPRESS

Fundada em 1983, a editora da PUCPR originalmente se chamava Editora Champagnat. Hoje, renomeada para PUCPRESS, tem 111 livros no acervo, incluindo 28 e-books disponíveis gratuitamente no site da editora. É ela que transforma em livros diversas pesquisas importantes desenvolvidas dentro da universidade.

Além dos autores surgidos dentro da Universidade, grandes escritores e pesquisadores compõem o catálogo, como Marcelo Gleiser, Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Ivana Maková, Denise Jodelet, Gérard Scallon, Elizabeth F. Barkley e Claire Howell Major.

Lembrete

Durante a pandemia de coronavírus, a Biblioteca Central e as bibliotecas dos outros Câmpus da PUCPR estão fechadas por segurança, mas é possível encontrar diversos títulos na Biblioteca Online. Estudantes que tenham livros emprestados não pagarão multa no retorno às atividades presenciais.