Destaque - 15 out 2020

Dia do Educador Marista: a educação pelo exemplo

Marcelino Champagnat buscava ser um mestre pelo exemplo, com solicitude, cuidado e dedicação na convivência com seus estudantes

dia do educador marista; educador; papel do educador; Marcelino Champagnat

Marcelino Champagnat nos faz refletir sobre a educação como uma obra de amor. Em suas cartas e relatos biográficos, o amor é apresentado de várias formas. Como expõe seu biógrafo, o Irmão João Batista, “Para bem educar as crianças, é preciso amar e amá-las de igual maneira. Ora, amar as crianças para um educador, é devotar-se inteiramente a sua instrução. É jamais esquecer de que eles são fracos e consequentemente eles têm necessidade de serem tratados com bondade e instruídos com paciência.”

Mas esse amor é concreto, e Marcelino Champagnat buscava, acima de tudo, ser um mestre pelo exemplo, com solicitude, cuidado e dedicação na convivência com seus estudantes. Afinal, A educação é, sobretudo, o fruto do bom exemplo(São Marcelino Champagnat).

Em 2020, para celebrar o Dia do Educador Marista, essa reflexão inspira a campanha desenvolvida pela Província Marista Brasil Centro-Sul. Para completar a peça, foi escolhida a obra do artista costarriquenho Jiménez Deredia. A escultura de São Marcelino Champagnat rodeado de crianças está no Vaticano.

Em entrevista ao Instituto Marista, Deredia contou qual foi a inspiração para criar a obra. “Acredito que São Marcelino amou as pessoas de diferentes maneiras, com suas fraquezas e seus limites. Agiu da mesma maneira para com as crianças. Eu deveria traduzir esse aspecto humano através do viés das crianças. Meu grande desafio era não fazer uma obra retórica: uma obra que descreveria os elementos anedóticos do santo; mas, que revelaria sua alma, isto é, o sentimento profundo que o conduzia a amar as crianças. Isso correspondia à concepção que Marcelino tinha de um mundo simples. Afastar as coisas superficiais para ir em busca da verdade”.

O exemplo, o amor, a verdade

Reflexões que nos conectam aos dias atuais e que nesse 15 de outubro nos fazem pensar no papel dos educadores – principalmente em tempos que essa atuação é tão essencial na construção de uma sociedade melhor. A exemplo de Champagnat, que há mais de 200 anos inspira Irmãos, Leigos, Leigas e colaboradores para um trabalho em prol da educação evangelizadora de crianças, adolescentes e jovens.