Destaque - 13 nov 2023

Dia da Economia Donut, 13/11, terá programação organizada pelas Pontifícias do país

Evento gratuito e híbrido convida a refletir sobre a mentalidade econômica adequada aos dias atuais

Dia global do donut

A Escola de Negócios da PUCPR participará do Dia Donut Global, realizado no dia 13 de novembro, para promover ações locais de conexão global, vinculados a economia Donut no Brasil, que oferece uma visão ancorada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Economia Donut propõe uma mentalidade econômica adequada aos nossos tempos. Não se trata de um conjunto de políticas e instituições, mas sim de uma maneira de pensar para trazer as dinâmicas regenerativas e distributivas que este século requer.

Entre os (as) palestrantes de destaque, está a economista inglesa e cofundadora do Doughnut Economics Action Lab, Kate Raworth.

“Eu sei que vou ser enormemente inspirada pelo que as comunidades têm feito acontecer, e mal posso esperar para ver as ondas de inspiração entre pares que isso trará. Se você deseja aprender mais sobre como colocar a Economia Donut em prática onde você está – junte-se a nós!”

Donut Brasil
Serão mais de 30 países ao redor do mundo sediando o evento, no Brasil serão promovidas ações em várias cidades, incluindo Rio de Janeiro, Salvador, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Contagem, Belém, Campinas e Brasília.

Uma das principais ações promovidas é a exibição do documentário “Biocêntricos”, dirigido pela brasileira Fernanda Heinz, com Janine Benyus, precursora da Biomimética, e outros personagens brasileiros e internacionais.

Ele convida a refletir como reinventaríamos o mundo tendo a natureza como modelo. Essas e outras provocações são respondidas através do olhar e da voz de Janine.

Percorrendo diversos cantos do planeta, a bióloga revela o nascimento e os princípios que orientam a biomimética: uma metodologia transdisciplinar de inovação tecnológica que busca soluções para nossos problemas, por meio da observação e da inspiração da natureza e do planeta Terra.

A exibição, prevista para ocorrer das 12h às 14h, será seguida por um painel com a diretora Fernanda, a própria Janine Benyus, Kate Raworth, Carol Freitas, do Nous Ecossistema e convidados. A conversa, inédita, irá ocorrer das 14h às 14:50h, em inglês, com tradução para português, e será parte da programação internacional.

O restante da programação conta com workshops online e presenciais, oficinas, diálogos, contação de histórias, passeios guiados, feira sustentável e campanhas socioambientais.

Economia de Francisco e Clara e a Economia Donut

Outra ação de destaque é uma programação online, das 17h às 19h, organizada pelas Pontifícias Universidades Católicas em torno das conexões entre a Economia de Francisco e Clara e a Economia Donut. Algumas promoverão também atividades presenciais.

17h – 17h30: Desafio de rimas | Atividade cultural online, com as PUCs

17h30 – 17h50:  Palestra | “O que é Economia Donut” | Contextualização, principais conceitos e princípios sobre Economia Donut, com Marcos Iorio (CCD Circula)

17h50 – 18h10: Palestra | “O que é Economia de Francisco e Clara” | Contextualização, principais conceitos e princípios sobre a Economia de Francisco Clara, com prof. Eduardo Brasileiro (PUC-Rio)

18h10 – 18h45: Apresentação das ações de pesquisa e extensão relacionadas a Economia Donut e Economia de Francisco e Clara.
Painel entre as seguintes universidades católicas: PUC Minas, PUCPR, PUC-Rio e UNICAP.

18h45 – 18h55: Lançamento pela PUC Minas do e-book Construções para a Sustentabilidade II: movimentos e agendas.

Inscreva-se no evento online

Assista a transmissão

Atividades presenciais

Hotmilk – Ecossistema de Inovação da PUCPR

9h – 12h: Oficina Donut para Negócios, com facilitação de Isabela Guerra

Inscreva-se para o oficina

Sobre o DEAL

O Doughnut Economics Action Lab (DEAL) é uma organização cofundada pela autora da Economia do Donut, Kate Raworth, existente para apoiar agentes de mudança em todo o mundo – em comunidades, educação, cidades e regiões, negócios, governo e muito mais – que estão transformando as ideias da Economia do Donut em ações transformadoras e buscando promover mudanças sistêmicas.

O DEAL foi fundado como uma Community Interest Company em julho de 2019 e lançou sua Plataforma Comunitária online em setembro de 2020.

Sobre o Donut Brasil

“Existimos porque temos urgência em encontrar e aplicar um modelo que priorize a vida e que tenha nossa cara.”

A comunidade Donut Brasil foi criada em maio de 2021 e hoje conta com mais de 190 voluntários, de mais de 10 estados brasileiros que se reúnem virtualmente para trocar conhecimentos, disseminar e praticar as ideias da Economia Donut.

O Brasil é um dos principais países do Sul Global a fazer parte da comunidade internacional. Queremos contribuir para a cocriação da Economia Donut no Brasil, pois acreditamos que é possível “viver no Donut”, ou seja, dentro do espaço ambientalmente seguro e socialmente justo, como uma bússola para a humanidade prosperar.