Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 18 mar 2024

PUCPR e Prefeitura de Curitiba lançam especialização Cátedra Curitiba

Parceria busca reconhecer e promover a pesquisa, o ensino e a prática na área de urbanismo. Inscrições estão abertas

Criada a partir de uma parceria entre a PUCPR e o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), a especialização Cátedra Curitiba está com inscrições abertas para novos estudantes. A formação é uma oportunidade de atualização profissional e de imersão no planejamento urbano de Curitiba, reconhecido mundialmente.

Com inspiração na Cátedra de Barcelona, a Cátedra Curitiba — Planejamento e Desenvolvimento Urbano tem como foco as aceleradas e importantes mudanças na condição urbana contemporânea. O curso, anteriormente ofertado como Curta Duração na Escola de Belas Artes da PUCPR, agora também é ofertado como especialização.

A formação busca ainda instrumentalizar e capacitar profissionais a atuar tanto na esfera pública quanto privada, planejando soluções viáveis e sustentáveis para resolução de desafios-problemas, respondendo de forma inovadora e criativa às interfaces entre o mundo real, a sociedade e suas rápidas mudanças.

No formato online, os módulos são ministrados por professores da PUCPR e do IPPUC. “Essa parceria com a PUCPR é feita para que existam trocas de experiências, trocas técnicas, e que a gente, como academia, possa abastecer o município com informações e com o nosso know-how, que é a educação e a prefeitura, através do IPUC, possa trazer o que eles trabalham no dia a dia” destaca a coordenadora da Cátedra Curitiba, Monica Janke de Castro Prosdocimo.

O público-alvo da Cátedra Curitiba são graduados em arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia ambiental, geografia, sociologia, economia. Profissionais de áreas correlatas também podem se inscrever, como administração pública e direito, e todos que desejam ampliar e consolidar seus conhecimentos na área de planejamento e projetos urbanos, para aplicar de maneira responsável no campo da pesquisa de projetos ou profissional.

Com início das aulas previsto para maio, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no link.