Planeta PUC

Planeta PUC - 09 out 2018

Engenharia Biomédica: conheça as possibilidades de carreira

Focada nos princípios da matemática, física, computação, ciências biológicas e engenharia, a faculdade  de Engenharia Biomédica prepara profissionais para mudar o mundo.

O estudante que escolher essa carreira tem o objetivo de desenvolver tecnologias e equipamentos para diagnósticos, exames, monitoramento, , prevenção de doenças e terapias. Tudo com um objetivo maior: cuidar de pessoas e de animais, trazendo bem-estar e qualidade de vida.

Se você gosta das áreas de engenharia e saúde, e quer saber como funciona o mercado de trabalho do engenheiro biomédico, esse texto é para você.

Descubra agora o que faz um profissional da Engenharia Biomédica e onde ele pode trabalhar após a graduação. Ótima leitura!

1. Hospitais e clínicas desejam profissionais da Engenharia Biomédica

Nessa área de atuação, o graduado em Engenharia Biomédica pode trabalhar na projeção, desenvolvimento e montagem de equipamentos utilizados na medicina e na odontologia. Aqui, sua contribuição terá papel determinante na otimização de recursos e na aplicação da infraestrutura disponível de forma inteligente e sustentável.

Essas máquinas são utilizadas para diagnosticar doenças e, também, tratar pacientes com as mais diversas enfermidades. Além disso, equipamentos da Engenharia Biomédica dão suportes para os profissionais da saúde, auxiliando em diagnósticos precisos e tratamentos com melhor resultado.

Engenheiros Biomédicos também podem oferecer consultoria e auxílio na compra de novos equipamentos, indicando as melhores opções do mercado.

2. Área de pesquisa: seja um agente de descobertas que mudam o mundo

Por ser uma área relativamente recente, a demanda por profissionais engenheiros biomédicos vem crescendo também na área de pesquisas.

O estudante pode buscar cargos de pesquisadores em universidades, laboratórios e centros de pesquisa. O objetivo é solucionar problemas comuns na área da saúde da população e dos animais, desenvolvendo e se atualizando a respeito do que é novo na área e na tecnologia. É a sua chance de desbravar campos da saúde ainda não investigados e contribuir para a melhoria de centenas ou até milhares de pessoas no mundo.

3. Saúde de pets é nicho promissor. E merece atenção!

A preocupação com a saúde dos animais de estimação está cada vez maior. Com o crescente investimento em cuidados e tratamentos para os bichinhos, o campo de Engenharia Biomédica que trabalha com equipamentos utilizados em clínicas e hospitais veterinários é grande.

O profissional da Engenharia Biomédica pode atuar em hospitais e também prestando consultoria, indicando às empresas as melhores soluções e os equipamentos de ponta.

Os engenheiros biomédicos que ingressarem no setor de pets também podem auxiliar os médicos veterinários no desenvolvimento de equipamentos que atendam necessidades do dia a dia de uma clínica. Neste ramo, a sua participação é essencial, e ainda proporciona agradecimentos em forma de lambidas e muito amor por parte dos pets!

4. Soluções inteligentes em tecnologia e medicina atraem estudantes

Uma das maiores motivações para os estudantes escolherem o curso de Engenharia Biomédica é a tecnologia aliada à relevância para a sociedade.

Por meio da aplicação de princípios e métodos da engenharia, o estudante é desafiado a encontrar soluções e desenvolver novos equipamentos para uso em diagnóstico médico, odontológico e veterinário.

Além de equipamentos, os engenheiros também contribuem com a criação de softwares e ferramentas que facilitam a análise científica e norteiam pesquisas e estudos de inovação.

O perfil do estudante de Engenharia Biomédica é de alguém que gosta de buscar respostas e que só se sente satisfeito quando as encontra.  Durante o curso, vai conhecer diversos campos da física, química, medicina, matemática e biologia.

Agora que você já sabe como é o curso de Engenharia Biomédica, não deixe passar a oportunidade de inscrever no vestibular da PUCPR. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de outubro.

Quero cursar Engenharia Biomédica