Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 08 jan 2019

Design: um curso com várias opções de formação

PUCPR é única instituição de ensino superior a oferecer uma graduação na área com diferentes opções de capacitação

Já imaginou desenhar a sua própria formação? No curso de Design da PUCPR isso é possível, por meio de um modelo inédito de graduação. Isto é, em vez de o estudante limitar sua escolha a apenas uma das áreas de atuação da profissão, pode mesclar as competências e habilidades que deseja desenvolver, de acordo com seus interesses, o que possibilita um currículo diferenciado e antenado com as necessidades do mercado de trabalho.

De forma prática, significa que o ingressante consegue cursar disciplinas específicas vinculadas às diferentes áreas (Design de Moda, Gráfico, Produto, Digital, Serviços, Estratégico e Business) e, ainda, ampliar seu conhecimento pela vivência de inúmeros cenários, em disciplinas com formações comuns. Assim, ao final da graduação, conquistará um diploma de Designer, com destaque as suas especificidades no Histórico Escolar.

“Os estudantes estão gostando tanto dessa versatilidade que, boa parte, não quer mais definir a área, com o objetivo de tornar-se um profissional plural”, esclarece o coordenador do curso, Luis Fernando Fonseca Kasprzak, ao realizar um balanço, após um ano da implementação da nova matriz curricular. O docente também destaca que empresas já buscam, na própria Universidade, a indicação de acadêmicos com visão sistêmica e características que transcendem a educação usual, por exemplo, ter noções de webdesign e desenvolvimento de embalagens.

Outro diferencial é que o estudante não precisa fazer esse processo sozinho. Afinal, o curso oferece uma mentoria com seus professores, que permite aos interessados receber orientações e esclarecer dúvidas, de modo individual e personalizado, a partir do primeiro ano, sobre o repertório de aprendizagem mais adequado ao perfil de anseios e aptidões do estudante e em conexão com as transformações e oportunidades do mercado.

Para propiciar essa experiência, a graduação em Design da PUCPR conta, ao todo, com quatro esferas de conhecimento, que unem os conceitos às práticas profissionais, são elas:

• Núcleo Fundamental: com formações comuns a profissão.
  • Núcleo de Formação Específica: na qual o estudante escolhe, ao menos, nove disciplinas que deseja cursar.
  • Núcleo Projetual: com diversos focos de formação, objetivando o preparo para a realidade profissional.
  • Núcleo Humano: com as seis disciplinas institucionais da PUCPR, comuns a todos os cursos.

> Para saber mais sobre as disciplinas desses núcleos, clique aqui acesse a matriz curricular.

Infraestrutura moderna

A graduação de Design ainda possui uma série de laboratórios que dão suporte à prática estudantil, como: Laboratório de Fotografia; Laboratório de Modelos, que possibilita a prototipagem de produtos e impressão 3D no Lab Maker; Laboratório de Costura; Laboratório de Mac; Laboratório de Tecnologia Têxtil; Laboratório de Artes Gráficas; e a novidade deste ano: Laboratório de Usabilidade, um espaço conectado ao mercado e que permite pensar e testar a experiência do usuário.

> Ficou interessado? Faça a sua inscrição no Vestibular Agendado da PUCPR e programe sua prova para o dia e a hora que desejar.

Quero me inscrever em Design agora!