Destaque - 04 out 2018

Curte Odontologia, mas tem dúvidas sobre o mercado?

Conheça aqui algumas das diversas áreas de atuação profissional

A faculdade de Odontologia está entre os cursos mais procurados por quem quer ingressar em uma universidade. Mesmo assim, muitos se perguntam se o mercado não está saturado ou desanimam quando pensam no investimento de um consultório próprio. A boa notícia é que o mercado da Odontologia é mais amplo do que você imagina!

O segredo do sucesso na área está em acompanhar o crescimento do mercado profissional, aprimorando novas técnicas e conhecendo os novos equipamentos que surgem ano após ano.

Quer saber o que o curso de Odontologia reserva para o seu futuro? Confira o texto!

Busca por procedimentos estéticos é grande

A Odontologia Estética é uma das áreas mais promissoras para o graduado. A busca por esses profissionais se tornou mais intensa devido às novas técnicas de clareamento e à criação das facetas dentais.

As facetas são uma espécie de lente de contato para os dentes. Consistem em uma placa fina de porcelana, que corrige imperfeições e deixam o sorriso mais branco.

O estudante que optar por essa área da Odontologia pode trabalhar em clínicas ou consultórios próprios.

Odontologia Forense é indicada para quem gosta de desafios

Essa é uma das áreas mais recentes da Odontologia e, por isso, ainda é desconhecida por muitos estudantes que consideram o curso.

Também chamada de Odontologia Legal, essa área é responsável por realizar exames e perícias judiciais, como o reconhecimento de cadáveres pela arcada dentária.

O perito odontólogo também avalia marcas de mordidas em cenas de crime ou em casos de violência contra a criança e o idoso, por exemplo.

A Odontologia Forense é indicada para estudantes que gostam de desafios e que querem contribuir para a solução de crimes. Em geral, trabalham para órgãos públicos e têm cargo de concursado.

Implantodontia é carreira promissora dentro da Odontologia

O implantodontista é o profissional responsável por próteses dentárias. Essas intervenções podem ser simples, com pinos para restaurar dentes ausentes, mas também podem ser procedimentos cirúrgicos.

Um exemplo de intervenção mais complexa é a implantação de parafusos na parte óssea da gengiva, que pode ser adotada para reabilitar toda a arcada dentária do paciente.

O profissional dessa área pode atuar em clínicas, consultórios próprios, empresas e órgãos públicos.

Pode ser uma profissão muito gratificante, já que é capaz de devolver a autoestima e a dignidade de um paciente.

Traumatologia recruta cada vez mais profissionais

A traumatologia é uma área muito ampla. Basicamente, o profissional trata de traumatismo, anomalias, lesões na face e problemas na mastigação.

O cirurgião bucomaxilofacial realiza operações, transplantes, enxertos e implantes capazes de recuperar as funções dentárias e da face.

Também é esse o profissional da Odontologia que verifica a existência de tumores, cistos, fungos e outras doenças.

Como você pode ver, a Odontologia é uma área repleta de possibilidades. Além das que citamos, não podemos deixar de lembrar da Clínica Geral, que trata a prevenção e a saúde bucal. A Endodontia também é bastante procurada, já que lida com problemas na polpa dentária, como necessidade de tratamento de canal.

Se você gostou de conhecer um pouco sobre o mercado da Odontologia e quer um futuro promissor, essa pode ser a sua escolha para o futuro. Aproveite para conhecer mais sobre o curso e inscreva-se no vestibular da PUCPR. As inscrições vão até o dia 10 de outubro!

Quero cursar Odontologia