Câmpus Londrina - 10 nov 2023

Curso de Psicologia do Câmpus Londrina tem 15 trabalhos selecionados em evento da ABRAPSO

Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social aconteceu na primeira semana de novembro Niterói-RJ

Acadêmicos de Psicologia da PUCPR Londrina apresentaram trabalhos durante o evento

A PUCPR Câmpus Londrina participou do XXII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social com o tema “A ‘queda do céu’: implicações da Psicologia Social”, em Niterói, no Rio de Janeiro. O evento bianual reuniu nesta edição mais de três mil participantes entre pesquisadores e estudantes de todo o País. Considerado um dos mais importantes da área, o encontro da ABRAPSO é uma oportunidade para universidades, grupos de pesquisa e das áreas afins que fazem interlocução com essa área da psicologia social.

Este ano, a chamada para o evento buscou incentivar as pessoas do Brasil todo para construir um espaço de produção de conhecimentos, saberes e práticas para o entendimento, enfrentamento do cenário social, político, econômico e subjetivo de rompimento democrático contemporâneo.

Foram 15 trabalhos de comunicação oral e pôsteres, relatos e estudos de atividades de avaliação das disciplinas relacionadas à psicologia social: psicologia comunitária e políticas públicas, de psicologia na saúde e alguns trabalhos de TDE – atividades extraclasse realizadas pelos discentes como forma complementar às atividades acadêmicas presenciais.

“Estou muito feliz em acompanhar esse grupo em um evento que estou como participante e também como professor. A professora Natália Barzaghi e eu, professores da área, junto a alguns docentes do curso de Psicologia, incentivamos, apoiamos e orientamos a inscrição de trabalhos. E foi interessante sentir essa conexão também, a integração entre estudantes e professores e entre diferentes períodos. Além disso, o diálogo que aconteceu em torno da produção científica deles, compartilhar um pouco do que tem sido feito e produzido aqui no Câmpus de Londrina é uma experiência importante para a formação do futuro profissional”, afirma o professor Herbert de Proença Lopes.

Além da participação com os trabalhos, o evento proporcionou ao grupo um encontro cultural e de partilha para conhecer gente do Brasil inteiro. Lopes enfatizou ainda a relação de aproximação entre diferentes níveis de pesquisa com trabalhos de graduação, de conclusão de curso, ex-alunos do curso que estão em nível de mestrado e outros docentes.

Conheça os trabalhos selecionados e seus autores

– “Sofrimento ético-político e feminismo interseccional” (Ana Beatriz Souza Oliveira Lacerda. Coautoras: Cecília Morandi Damasceno e Louise Zotarelli Zamberlan);

– “Importância da Escuta e do Diálogo no Ambiente Escolar: Um Relato de Experiência.” (Ana Carolina Santos da Silva);

– “Proposta de intervenção para diminuição da vulnerabilidade social da população transexual em situação de rua” (Beatriz Campos Zanon);

– “Caracterização do Movimento Social M.A.R.L. e sua parcela na Construção da Identidade Urbana de Londrina” (Bruna Maria P. Ribeiro);

– “Movimento Sociais: Migrantes e Refugiados no Brasil” (Camila Oshima e Clara Accorsi);

– “Uma análise crítica sobre a reforma psiquiátrica brasileira” (Graziele Aparecida da Silva, Co-autora: Patrícia Maria Moreira);

– “Curricularização da Extensão: O desenvolvimento da postura humanitária em primeiro período” (Hector Rebelatto Libos);

– “Corpo cuir, Invencionices artísticas e modos de (re)existência: perspectivas localizadas de pesquisa com arte em Psicologia” – Herbert Proença Lopes (Professor);

– “Percepção dos Consulentes sobre Fenômenos Raciais na Relação Terapêutica” (Hugo Vitor Mendonça da Costa);

– “Um olhar sobre a importância da brincadeira e a tendência da medicalização infantil a partir da análise crítica do documentário ‘Tarja Branca” (Julia Rech Martinhago; Coautora: Victória Caroline Garcia da Silva);

– “Desumanidade, violência e tortura: a violação dos direitos humanos nos hospitais psiquiátricos brasileiros” (Leonardo Gabriel da Silva);

– “Influências do racismo no uso abusivo de substâncias” (Letícia Furlan Ribeiro da Silva, Coautora: Luiza Salvador Sales);

– “A Problemática da Medicalização Infantil: a Luz do Documentário Tarja Branca” (Maria Eduarda Picinin Cassita; Coautora: Laura Salvino Scala);

– “Os valores da Reforma Psiquiátrica e os cuidados em Saúde Mental pela perspectiva do usuário” (Millene Zanoni Dias, Coautor: Caio Monteiro Silva);

– “Confeccionando terrários: relato de experiência com usuários do CAPS ad” (Viviane Andreza Coutinho de Souza, Coautora: Maria Luísa Pailo Filetti).