Câmpus

Câmpus - 04 abr 2022

Cursos de Direito da PUCPR conquistam reconhecimento nacional da OAB

Instituição está na seleta lista de universidades certificadas com o Selo OAB Recomenda

No meio jurídico, a Recomenda representa o mais alto reconhecimento pela excelente qualidade de ensino de um curso de graduação em Direito. Os critérios de seleção são tão rigorosos que menos de 10% das universidades do país conquistam a premiação, concedida a cada quatro anos. Para a PUCPR, a comemoração é ainda maior, já que os cursos de Direito de todos os Câmpus (CuritibaLondrina, Maringá e Toledo) conquistaram o selo. 

No ano em que completa uma década dedicada ao ensino de excelência, o curso de Direito da PUCPR Câmpus Toledo, recebeu mais um reconhecimento. O curso foi premiado com o Selo OAB Recomenda, o mais concorrido e prestigiado certificado de qualidade da área.

“Recebemos essa grande conquista com muita alegria, especialmente no ano em que o Curso de Direito completa 10 anos de existência. Uma década de ensino de qualidade com o compromisso de formar não só os melhores profissionais do mercado, mas pessoas capazes de transformar nossa comunidade para o bem. Nos enche de orgulho e satisfação saber que a PUCPR está sendo reconhecida por estar presente na construção dessa nova sociedade através da educação”, comemora Pedro Guerra Espinha, diretor da PUCPR Toledo.    

O coordenador do curso de Direito da PUCPR Toledo, Rodrigo Saldanha, explica que a seleção é muito criteriosa.

“A banca de avaliação analisa desde os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o índice de aprovação no Exame da Ordem, a qualificação do Corpo Docente e dos conteúdos teóricos e práticos oferecidos aos acadêmicos durante a formação. O Selo OAB Recomenda representa o Oscar para os profissionais da área jurídica” explica. 

Para a coordenadora do curso de Direito, do Câmpus Curitiba, Vivian Lima López Valle “receber o selo é uma conquista que mostra o trabalho sério desenvolvido na Escola de Direito. A busca contínua pela qualidade, refletida em investimentos no quadro docente qualificado; no modelo de verticalização de pesquisa; na proposta pedagógica de vanguarda, produz um curso de excelência, de qualidade e diferenciado, que é reconhecido pela OAB”, destaca.

O presidente da OAB Brasil, Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky, reforçou o quanto o Selo OAB Recomenda representa um indicador que garante a qualidade de ensino. “Ao longo de sete edições, o indicador Selo OAB Recomenda assegura, juntamente ao Exame de Ordem, que teremos advogadas e advogados devidamente capacitados para o exercício da profissão. Nas palavras do Ministro Luiz Fux, o Exame de Ordem possibilita a ‘aferição da qualificação técnica necessária ao exercício da advocacia em caráter preventivo, com vistas a evitar que a atuação profissional inepta cause prejuízo à sociedade’. Assim, estas ferramentas avaliativas estão sempre em permanente aprimoramento para acompanhar a evolução das normas jurídicas e da sociedade” garante o presidente da OAB.  

Direito PUCPR 

O Curso de Direito da PUCPR está estruturado de forma a propiciar ao estudante o desenvolvimento de um perfil de excelência: um profissional cidadão com elevado nível técnico; autônomo, ético, solidário e responsável; criativo e capaz de produzir conhecimento e inovação; agente de transformação da sociedade; capaz de comunicar-se de forma eficaz e de trabalhar de forma colaborativa. 

Focado na aprendizagem ativa, o curso, além de oferecer a formação superior exigida para um grande número de atividades profissionais, acrescenta ao estudante uma formação humanista que o permitirá adotar uma postura ativa nos âmbitos profissional e pessoal.

O Núcleo de Prática Jurídica mantém convênios para inserir os estudantes em estágios e em ações sociais relevantes, que permitem o contato direto com as práticas relacionadas à sua formação e o desenvolvimento das competências necessárias aos profissionais da área. Como resultado, o curso forma profissionais preparados para fazer valer a justiça em uma sociedade com crescentes níveis de complexidade.