Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 08 abr 2019

Curso de Arquitetura e Urbanismo proporciona ensino prático em região metropolitana de Curitiba

Estudantes aplicaram conhecimentos colaborando com o desenvolvimento do plano diretor da cidade

150 estudantes do sétimo período do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR realizaram, no mês passado, um trabalho em conjunto coma prefeitura de Quatro Barras (PR) promovida pela parceria com o poder executivo local. O projeto faz parte da disciplina de Planejamento Urbano, na qual os acadêmicos aprendem a elaborar Planos Diretores Municipais.

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR entrevistam população local de Quatro Barras
Parte do trabalho dos estudantes em Quatro Barras foi entender as necessidades da população

Um dos diferenciais dessa graduação está nas atividades que aproximam os estudantes da vivência profissional. Durante viagens técnicas como essa, é possível interagir com gestores públicos e população local, reforçando a aplicação prática das técnicas e conceitos estudados em sala de aula.

Em Quatro Barras, os universitários foram recebidos pelo Prefeito Angelo Andreatta e ouviram sobre as principais vocações e desafios do município. Em seguida, eles fizeram a leitura técnica e comunitária, desenvolveram levantamentos e entrevistaram a população sobre a realidade de seu bairro. A cidade está em fase de revisão do Plano Diretor e o trabalho acadêmico desenvolvido será incorporado ao processo.

estudantes-de-arquitetura-e-urbanismo-sao-recebidos-pelo-prefeito-de-quatro-barras
O conhecimento das reais necessidades da cidade possibilita um trabalho mais completo

Com a proposta finalizada, ela segue agora, com uma agenda de novas interações com a Prefeitura Municipal, para apresentação das propostas dos estudantes.

etudante-de-arquitetura-e-urbanismo-durante-entrevista-com-morador-de-quatro-barras
Curso de Arquitetura e Urbanismo prioriza postura ativa de seus estudantes