Notícias - 31 ago 2023

Cultura marca os primeiros dias do Festival Universitário “A PUCPR é Nossa”

Evento conta com diversas atrações que colocam os estudantes como protagonistas, como oficinas, passeios, apresentações, feiras e experiências de realidade virtual

Por Carolina Senff, estudante do curso de Jornalismo da PUCPR

Os dois primeiros dias do Festival Universitário “A PUCPR é nossa”, nesta segunda (28) e terça-feira (29), foram marcados por atrações culturais diversas, como shows musicais, exibição de stand up comedy e apresentações artísticas de movimentos estudantis. O Festival acontece até a próxima sexta (1º), nos Câmpus da PUCPR, e conta com atrações diversas em que os estudantes são os protagonistas.

O Festival Universitário começou na segunda-feira (28), com os cães que participam do Projeto Focinhos passeando pelo Câmpus Curitiba. O programa do PUCPR Acolhe reúne cães terapeutas que atuam, junto a tutores, para aliviar ansiedade estresse dos estudantes, por meio do contato e da interação, que ocorrem nas dependências da universidade. Os amigos de quatro patas circulam pela universidade toda sexta feira, ajudando a cuidar da saúde mental dos universitários.

Tutora dos cães Jade e Zeus, Tósca Guglielmi comenta sobre a satisfação de fazer parte do projeto voluntário. “É gratificante tirar um sorriso das pessoas”. Tutora do cachorro Theo, Fabiana Laus complementa: “Ouvir que o estudante ganhou o dia ao dar um abraço no Theo sempre é um momento especial”.

Pelo fim da tarde, a Concha Acústica do Câmpus Curitiba recebeu um “Jam Session” protagonizada por estudantes do curso de Produção Musical. “Jam” é nome dado a uma reunião informal de músicos para se apresentar sem ensaio prévio. Vários estilos musicais foram apresentados no palco. A Banda Karimbo apresentou rock indie; Gabriel Zoldan trouxe para o festival covers de clássicos nacionais; o alumni Lucas Panisson apresentou um repertório autoral; e, para fechar a festa, a banda Letrô valorizou a cultura do rap e do hip hop.

Um dos vocalistas da Karimbo, Lucca afirmou que foi a primeira vez que o conjunto se apresentou na PUCPR usando o nome atual da banda e que estava realizado com isso. O estudante Leandro Ramos, que acompanhou os shows, comentou que se sente ansioso para uma próxima apresentação musical na universidade.

Para encerrar o primeiro dia de festival, o evento recebeu dois membros do grupo de Stand-up “Tesão Pia” para uma apresentação on-line. O show de comédia foi transmitido de modo remoto para estudantes de todos os câmpus da universidade. Fazendo piadas regionais e trazendo o humor curitibano com criatividade, a dupla de humoristas Cadu Scheffer e Jéssica Medeiros fechou a noite com muita diversão. Após a apresentação, eles cederam uma entrevista exclusiva ao Portal Comunicare, portal laboratorial de notícias do curso de Jornalismo da PUCPR.

Segundo dia tem protagonismo dos movimentos estudantis

O segundo dia de festival, na terça-feira (29), foi marcado pela presença de diversos movimentos estudantis pela universidade. Ocorreram apresentações artísticas dos grupos, que também organizaram uma feira, explicando aos estudantes o próprio trabalho e os convidando para participar dos movimentos.

Na chamada “pirâmide”, ponto de encontro entre os Blocos Azul e Amarelo do Câmpus Curitiba, ocorreu o Caldeirão das(os) Cheers. Apresentaram-se as equipes de cheerleading BlackWidows (Saúde e Biociências), Red Explosion (Direito) e Xtremers (demais cursos), com acrobacias incríveis. A estudante Milena Barbosa disse que é muito importante para as equipes de cheerleading o espaço que a PUCPR oferece, permitindo que as pessoas conheçam melhor a modalidade.

A música do evento ficou por conta das baterias dos cursos da PUCPR. As baterias dos cursos de Direito, Engenharias e Arquitetura, Ciências da Vida, e dos cursos de Comunicação, Artes e Design estavam presentes. Um grande grupo foi formado, com integrantes de todas as baterias em uma única composição, trazendo mais alegria para festa no intervalo da manhã.

Enquanto isso, no saguão do Bloco Azul, a feira dos movimentos estudantis explicava melhor o funcionamento de cada grupo. Com diversos estandes, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor os centros acadêmicos, clubes, coletivos, atléticas, baterias e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Esse conjunto de entidades forma os movimentos estudantis, que são a voz dos estudantes dentro da PUCP.

“A gente só muda a realidade do dia a dia, se tiver a participação do estudante”, afirma o diretor do DCE, Cassio Ricci, sobre a importância dos movimentos estudantis dentro da universidade. O estudante de Ciência da Computação Guilherme Falcão conta que, com os movimentos estudantis, é possível mostrar a vontade dos estudantes e seus diferentes interesses.

Festival Universitário “A PUCPR é nossa”

A primeira edição do Festival Universitário “A PUCPR é nossa” acontece até a próxima sexta-feira (1º), nos Câmpus da Universidade. O evento, promovido pela Diretoria de Identidade Institucional, reúne atividades integrativas, oficinas, encontros, palestras, tours guiados, gastronomia, ações de gamificação, exposições artísticas, seções de meditação e muita valorização da música autoral em suas mais diferentes formas e ritmos.

O Festival está sendo coberto por estudantes do curso de Jornalismo que participam do projeto Fatos Narrativas Midiáticas, núcleo prático do curso de Jornalismo.

Para se inscrever nas atrações do Festival e conhecer programação completa aqui.