Destaque - 15 jun 2021

O que é o Diretório Central dos Estudantes da PUCPR?

Saiba mais sobre a atuação da entidade unificada de representação dos estudantes da PUCPR

O Diretório Central dos Estudantes é a entidade unificada de representação dos estudantes da PUCPR, seja frente à administração da Universidade, à UPE/UNE ou ao Estado. O DCE representa coletivamente os estudantes dos Câmpus de Curitiba, Londrina e Toledo.

Fundado em 1975, o DCE é a mais antiga entidade de representação estudantil da Universidade. Desde então, participou em momentos marcantes da história brasileira, como na campanha pelas Diretas Já em Curitiba, na Campanha do Fora Collor e pela criação de Centros Acadêmicos Independentes dentro da PUCPR, que foram proibidos pela Ditadura Militar na Reforma Universitária de 1973.

A estrutura do DCE:

I. Assembleia Geral dos Estudantes (AG): Composta pelos estudantes de todos os cursos e câmpus da Universidade, incluindo a Pós-Graduação, é a entidade máxima de deliberação e legislação do DCE PUCPR. Possui autoridade soberana sobre as demais entidades do DCE e tem como função principal eleger a Diretoria.

II. Conselho de Entidades de Base (CEB): Composto por todos os Centros Acadêmicos da Universidade, possui autoridade sobre as decisões da Diretoria e tem como função fiscalizar e dar aval às ações e propostas desta, bem como tem poder de proposta e ação.

III. Diretoria: Eleita anualmente, é composta por 18 cargos, sendo estes: 1 presidente e 2 vice-presidentes, 3 secretários, 3 tesoureiros e Diretores de Câmpus e Escolas. Para ser membro da Diretoria, o aluno precisa estar devidamente matriculado da Universidade, a partir do terceiro período. Cabe à Diretoria do DCE administrar a entidade e representá-la frente à Reitoria e aos Decanos/Diretores de Câmpus. A Diretoria também aponta os 5 representantes discentes no Conselho Universitário (sendo 3 da Graduação e 2 da Pós-Graduação), no Conselho Acadêmico das Escolas e na Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A escolha da Diretoria se dá por meio de uma eleição anual, com inscrição prévia das chapas concorrentes. As eleições serão feitas pelos votos diretos e secretos, por meio da plataforma Pergamum de forma remota no dia 24/06, das 7h às 23h, pelo link divulgado nas redes do Diretório.

Confira mais informações no Estatuto Social do Diretório Central de Estudantes da PUCPR.

E não se esqueça, a próxima eleição será no dia 24 de Junho de 2021, e os candidatos serão sabatinados no dia 17 de junho, às 19h, no canal do Youtube da PUCPR.