Destaque - 17 dez 2021

Conheça duas instituições contempladas pelo Projeto Comunitário da PUCPR

Arrecadação de presentes de natal para a Escola Especial Primavera e prestação de contas da Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino foram realizadas em Dezembro

projeto-comunitário-pucpr-escola-especializada-primavera

Acadêmicos do Câmpus Curitiba, inscritos na ação social de arrecadação de presentes de Natal, fizeram a alegria de aproximadamente 160 alunos da Escola Especial Primavera, instituição parceira do Projeto Comunitário da PUCPR. Para esta ação, cada acadêmico produziu uma carta, com a temática de celebração natalina e foi mobilizado a encontrar padrinhos ou madrinhas para dois alunos da escola, os quais foram responsáveis em providenciar um presente para menina e um para menino.

A entrega dos presentes, juntamente com as cartas, foi realizada durante comemoração de encerramento do ano letivo, na sede da escola, no bairro Tarumã e contou com apresentação de teatro e coral dos alunos, além da esperada presença do Papai Noel.

De acordo com Edicléia Cruz da Silva, coordenadora da Escola Especializada Primavera, a parceria com o Projeto Comunitário da PUCPR fez a diferença para esse evento.

“Só temos a agradecer por esses momentos de alegria que os acadêmicos da PUCPR têm nos proporcionado. A entrega desses presentes representa sempre muita emoção e um carinho maior, por isso, pedimos à Deus que Ele continue nos iluminando, nos abençoando e nos dando fortalecimento para esse trabalho que a Escola realiza e que os estudantes da PUCPR podem estar colaborando nesta caminhada conosco”, ressalta.

Para Sandro de Freitas, que há oito anos faz a alegria dos alunos como Papai Noel nesta escola, a maior satisfação é proporcionar o bem. “É sempre muito gratificante e emocionante ajudar o próximo e ver a alegria no olhar e na carinha das crianças. Essa é a grande recompensa de tudo isso”, destaca o “Papai Noel”.

Beneficiária

A Escola Especializada Primavera é uma associação sem fins lucrativos que oferece Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para crianças, adolescentes e jovens com déficit intelectual. A escola também conta com profissionais multidisciplinares para atendimento individualizado aos alunos e oferece cursos livres para a formação e inserção deles no mercado de trabalho.

Encontro de prestação de contas com Instituição parceira do Projeto Comunitário

projeto-comunitário-pucpr-escola-especializada-primavera-Associação-Vovô-Vitorino
Maria Julia durante apresentação de prestação de contas.

A parceria com o Projeto Comunitário da PUCPR foi um dos destaques no encontro da Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, localizada no bairro Tatuquara, em Curitiba, para a prestação de contas dos anos de 2020 e 2021 feita às instituições que colaboram com a associação.

O encontro aconteceu na sede da instituição, onde foram apresentados os resultados alcançados por meio dessas parcerias.

Somente no ano de 2021, graças à parceria da PUCPR com esta Instituição beneficente, foram arrecadados 600 kg de alimentos, além de roupas, calçados, livros e álcool em gel para os moradores do bairro Tatuquara e adjacências. “O Projeto Comunitário é um parceiro bem antigo, que sempre está com a gente, e a sua participação é muito importante para várias ações na nossa comunidade, por isso nós queremos sempre contar e continuar com essa parceria”, afirmou Maria Julia Xavier, coordenadora de projetos da Associação Vovô Vitorino.

Entre os destaques da Instituição beneficente, que também foram citados para a prestação de contas, são: o Projeto Interação Jovem 2.0; o Projeto Reciclar é Viver; a premiação com o Selo SESI 2021 de combate à fome, entre outros. Além disso, também foi falado sobre planejamento futuro como o Projeto Despertar para a Autonomia para os anos de 2022 a 2024, o qual abrangerá os moradores do Tatuquara e de Araucária, e terá entre suas atividades, por exemplo, a área de agronomia, por meio da horta comunitária.

Ainda durante o encontro, em momento de muita emoção, Livercina Xavier, presidente da Associação Vovô Vitorino, falou sobre a finalidade da Instituição. “Trabalhar a formação humana e o exercício da cidadania, olhar nos olhos da pessoa e dizer que ela tem potencial e é o sujeito de sua história, esse é o aprendizado que queremos proporcionar às pessoas que nos procuram”. “Nós estamos fortalecidos com cada família que foi ajudada e que fortalece o nosso principal propósito: o acolhimento”, destacou.