Destaque

Destaque - 08 abr 2021

Confira a programação do Mês da Inclusão PUCPR

Palestras, formações e rodas de conversa sobre o tema ocorrerão de forma online ao longo de abril

Durante todo o mês de abril, a PUCPR promoverá o “Mês da Inclusão: por uma sociedade mais inclusiva”. A campanha contará com ações de sensibilização da comunidade acadêmica e público externo sobre temas relacionados à educação inclusiva, acessibilidade, direitos e equidade. As atividades, que incluem palestras, formações e rodas de conversa, ocorrerão de forma remota devido à pandemia.

O mês de abril é marcado por datas importantes para a inclusão: o Dia Internacional da Conscientização do Autismo (02/04) e o Dia da Luta pela Educação Inclusiva (14/04). Nos anos anteriores, a tradicional campanha da PUCPR neste mês abordou a inclusão destinada ao público de pessoas com deficiência. Mas, considerando uma concepção ampla de inclusão, a edição 2021 abordará também temas como cancelamento e cultura do cuidado. “A expectativa é que a cada ano possamos avançar e ampliar não só o escopo da campanha, mas também as práticas inclusivas na Universidade”, explica Saulo Geber, coordenador do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) da instituição.

Entre os dias 12 e 27 de abril, serão promovidas formações para docentes e colaboradores, rodas de conversa para estudantes, atividades com metodologias ativas de grupos de trabalho e apresentação da Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão Educacional e da Resolução do Nome Social. Para saber mais sobre o evento, acesse o site e acompanhe as redes sociais da PUCPR e do SEAP. As inscrições podem ser realizadas no mesmo link.

Para dar início à campanha, no dia 13 de abril, às 17h, será realizada uma palestra de abertura com o tema “Inclusão na universidade e cultura do cancelamento” com a participação dos palestrantes: José D’Assunção Barros, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Guilherme Francisco Bonato Deczka, gerente de comunicação da PUCPR. Neste evento, serão discutidos os conceitos de igualdade, diferença e desigualdade na perspectiva inclusiva e o desafio da cultura do cancelamento nas mídias sociais.

Confira a programação completa

Palestra de abertura

Inclusão na Universidade e Cultura do Cancelamento
Abertura: Ir. Rogério Mateucci – Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão
Palestrantes: José D’ Assunção Barros – Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Guilherme Francisco Bonato Deczka – Gerente de comunicação PUCPR
Mediação: Beatriz Gomes Vaz – Psicóloga do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) da PUCPR
Data: 13 de abril
Horário: 17h às 18h30 – Transmissão no Canal da PUCPR no Youtube

Rodas de conversa para estudantes da PUCPR

Conversando sobre a inclusão na universidade: pessoas com deficiência
Data: 14 de abril
Horário: 17h – Plataforma Zoom

Conversando sobre a inclusão na universidade: presença feminina no ensino superior
Data: 16 de abril
Horário: 17h – Plataforma Zoom
Convidados: Grupo Lara de Lemos

Conversando sobre a inclusão na universidade: dificuldades x possibilidades de aprendizagem
Data: 23 de abril
Horário: 17h – Plataforma Zoom
Convidadas: Emeline Huk da Silva (estudante de Biotecnologia) e Marcia Oliveira Lima Azevedo da Silva (estudante de Fisioterapia)

Formações para professores e colaboradores da PUCPR

Formação para inclusão na universidade: presença feminina no ensino superior
Data: 15 de abril
Horário: 16h às 17h15 – Plataforma Teams
Convidados: Professora Grazielle Tagliamento (UTP) e Professor Kleber Candiotto (Coordenador do Eixo Humanístico – PUCPR)
Mediação: SEAP e CREARE

Formação para inclusão na universidade: Conhecendo e colocando em prática a Política de Acessibilidade e Educação Inclusiva e a Resolução do Nome Social da PUCPR
Data: 19 de abril
Horário: 16h às 17h15 – Plataforma Teams
Convidadas: Ana Lucia Michelotto – Psicopedagoga do SEAP ; Beatriz Gomes Vaz – Psicóloga – SEAP;  Letícia Casagrande – Secretaria Geral – PUCPR
Mediação: SEAP e CREARE

Formação para inclusão na universidade: relacionamento interpessoal
Data: 20 de abril
Horário: 16h às 17h15 – Plataforma Teams
Convidados: Fulvy Antonella Venturi Pereira – Professora CrEAre; Maíra Godoy – Psicóloga do SEAP; Tiago Fedel – Pedadogo do SEAP;  Willian Franco da Silva – Professor CrEAre

Formação para inclusão na universidade: acessibilidade no processo de ensino-aprendizagem”
Data: 22 de abril
Horário: 17h às 18h15 – Plataforma Teams
Convidadas: Regiane Ruivo (Assessoria de Inclusão – DERC) e Professora Vivian Madalozzo (Curso de Música – PUCPR)
Mediação: SEAP e CREARE

Grupo de trabalho para estudantes, professores e colaboradores
Data: 26 e 27 de abril
Horários: 14h às 18h – Plataforma Zoom