Paróquia Universitária Jesus Mestre - 02 fev 2024

Catecumenato para adultos está com as inscrições abertas até 23/03

Encontros de formação serão semanais e gratuitos

Card com arte do catecumenato da Paróquia Jesus Mestre da PUCPR

As inscrições para o catecumenato de adultos estão abertas e podem ser feitas na secretaria da Paróquia Universitária Jesus Mestre, pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram @paroquiapucpr até o dia 23/03.

Mas você sabe o que é o catecumenato de adultos?

O catecumenato de adultos é um espaço na comunidade para a evangelização contínua de adultos, não só para aqueles em preparação para os Sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), mas também para todos que querem ter a oportunidade de aprofundar sua fé, compreender sua Igreja e aprender sobre a Bíblia Sagrada.

Por que fazer o catecumenato?

Para viver nossa fé de verdade é preciso conhecê-la e, muitas vezes, somente a preparação para os Sacramentos, que recebemos quando crianças ou adolescentes não é suficiente para tal. Então, para preencher esse vazio, temos que nos preparar, estudar, participar, experimentar, vivenciar a Palavra de Deus. O catecumenato vem ao encontro a essa necessidade, não apenas para quem precisa receber os sacramentos, mas para toda a comunidade.

Como é realizado o catecumenato?

Em nossa paróquia Jesus Mestre, seguindo as recomendações do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), temos encontros semanais de formação, durante o ano letivo da PUCPR, abordando os principais temas da nossa fé, tais como: Bíblia, Jesus, Sacramentos, Oração, Credo, entre outros. Os encontros duram cerca de duas horas e são minunciosamente planejados pela equipe de catequistas para oferecer uma verdadeira experiência de vivência comunitária da fé.

Quando começam e onde serão os encontros?

Os encontros ocorrem a partir do mês de abril e vão até o início de dezembro, podendo ser aos sábados e/ou adaptados, na medida do possível, à conveniência de horário dos participantes e catequistas. Os encontros acontecem nas salas de estudo ou auditório da Biblioteca da PUCPR. Os sacramentos são realizados em dezembro.