Destaque - 28 maio 2021

Cada vez mais empresas têm tomado decisões com auxílio de Inteligência Artificial

Por meio do desenvolvimento de tecnologias e da análise de dados, profissionais da IA tem possibilitado decisões mais acertadas

Apesar de estar muito em alta no momento, a Inteligência Artificial não é uma ciência tão nova quanto parece. Esse mercado, que deve movimentar US$464 bilhões em 2021 apenas no Brasil, segundo o International Data Corporation (IDC), surgiu há cerca de 70 anos. Julio Cesar Nievola, professor do curso de Inteligência Artificial Aplicada da PUCPR, explica que a alta desse mercado nos últimos cinco anos se deve a uma combinação entre a evolução de técnicas e tecnologias relacionadas, aumento da capacidade computacional e maior disponibilidade de dados.

Hoje, uma grande fatia do mercado de Inteligência Artificial está voltada para a utilização de dados pelas empresas e indústrias, como explica o professor. Por meio das informações acerca de clientes, fornecedores e da própria organização, é possível tomar decisões mais acertadas sobre investimentos, prever faturamento, despesas e fazer um planejamento mais adequado. “O profissional de IA não é só da computação. Ele pode aplicar seus conhecimentos na área de saúde, indústria, cidades e muitas outras”, destaca.

Aprendizado voltado ao mercado

Para atender a um mercado aquecido e em constante evolução, a PUCPR lançou o curso tecnólogo de Inteligência Artificial Aplicada, com duração de 2,5 anos. “Durante o curso, o estudante irá trabalhar com situações reais para além da formação conceitual, que ele irá encontrar ou já encontra no mercado. Assim, ele poderá colocar a mão na massa e trabalhar com simulações para desenvolver soluções”, explica Nievola.

Mais do que aprender a programar, os estudantes desse curso formam-se resolvedores de problemas. Com o auxílio de professores que já atuam há bastante tempo no mercado de Inteligência Artificial e um parque tecnológico equipado com laboratórios de última geração, essas habilidades são aplicadas às mais diversas áreas que utilizam IA.

“Um ponto de destaque é que a PUCPR, por ser uma universidade, é fortemente ligada à pesquisa. Os professores estão envolvidos em programas de pós-graduação e participam de congressos mundiais. Por isso, eles estão a par do que está acontecendo de mais novo na área, e trazem isso para a sala de aula”, destaca o professor. A Universidade proporciona ainda que os estudantes se envolvam com projetos de pesquisa em parceria com empresas ou projetos de iniciação científica, em um vasto leque de opções.

Formação flexível

Outro diferencial do curso de Inteligência Artificial Aplicada da PUCPR é o modelo semipresencial de ensino. Além das aulas gravadas, materiais de estudo e do tira-dúvidas virtual, o estudante também tem a possibilidade de fazer aulas presenciais nos laboratórios da Universidade em um ou mais dias da semana. “Lá, ele realiza experimentos, entra em contato com quem trabalha na área e constrói networking com colegas de turma, pois formam grupos de cooperação”, destaca Nievola.

Conheça o curso de Inteligência Artificial Aplicada da PUCPR