Câmpus Londrina

Câmpus Londrina - 19 maio 2023

Bairros da Zona Leste de Londrina recebem ação comunitária da PUCPR da cidade

Estudantes da PUCPR Londrina realizam ação voluntária destinada à população em situação de vulnerabilidade social

ação comunitária Londrina

Moradores da Zona Leste de Londrina, dos bairros Santa Fé, Monte Cristo e Morro do Carrapato, serão atendidos em uma ação comunitária desenvolvida pela PUCPR Câmpus Londrina. O projeto envolve, entre equipe técnica, professores, estudantes dos cursos de Administração, Direito, Engenharia de Produção, Medicina, Psicologia e Teologia da Universidade – em integração com voluntários da Capela Santa Ana e profissionais da Unidade Básica de Atendimento (UBS) do Jardim Marabá – aproximadamente 250 pessoas.

A região atendida tem elevado risco social e múltiplas vulnerabilidades. Nos últimos anos, o crescimento populacional, principalmente no assentamento do Jardim Monte Cristo, o aumento da informalidade em razão do desemprego e as dificuldades de atendimento em saúde advindas da pandemia ampliaram as dificuldades locais.

Estudantes da PUCPR Londrina fazem ação comunitária“Na PUCPR temos como objetivo a formação integral do futuro profissional. No Projeto Comunitário “Acolher Santa Fé”, a Universidade vai propiciar aos estudantes a experiência de vivenciar rotinas da sua profissão inseridas no compromisso do progresso da sociedade para promover a melhora dos indicadores sociais e de saúde para esta comunidade”, explica Evelin Muraguchi, coordenadora do curso de Medicina da PUCPR Londrina.

A primeira etapa do projeto, que teve início em maio, começou com o mapeamento das famílias e suas principais demandas. A interação comunitária prevê arrecadação de alimentos e no dia 20 de maio, a partir das 14h, começam as atividades de acolhimento com oficinas de instrução, formação e palestras a serem confirmadas a partir da escuta da comunidade.

Algumas das atividades previstas são as oficinas com a comunidade sobre empreendedorismo e empregabilidade; informações previdenciárias; grupo de acolhimento para mulheres; informativo sobre saúde mental; triagem para orientações de saúde e aferição de pressão arterial. Também haverá programação especial para toda a família com bingo solidário; rua de recreio; pintura facial; olimpíadas e exercícios.

Informações:

PUCPR Londrina – Área de Identidade