Destaque - 28 ago 2018

4 dicas para manter a saúde mental em dia

Saiba como é possível passar no vestibular mantendo a estabilidade emocional

Em meio às pressões do ano de vestibular, é mais do que normal sentir que nem tudo está bem de vez em quando. Para muitos estudantes, esse é o primeiro grande objetivo profissional das suas vidas e tamanha é sua importância que deixar a saúde mental de lado para manter o foco nos estudos parece ser uma boa saída.

Mas abrir mão do seu bem-estar não pode ser uma opção. Mesmo com muita vontade de entrar para a universidade, você não quer que isso aconteça com um sacrifício tão grande que ultrapasse seus limites, certo? E se organizar para manter a mente em dia (assim como o calendário de exercícios, simulados e provas) pode ser mais simples do que parece.

O psiquiatra e professor da PUCPR Dagoberto Hungria Requião compartilhou algumas dicas com a gente que podem te ajudar e muito nesse processo, confira:

Monte uma estratégia

O primeiro passo para se organizar é distribuir todas as suas demandas ao longo da sua rotina. Como você provavelmente já tem um calendário de aulas definido, isso se torna mais fácil. Procure montar uma escala de estudos na semana, dividida por matérias ou temas.

É importante, afirma o professor, que esse conteúdo seja visual, transferido para uma tabela em papel ou no celular de modo que você tenha acesso fácil a ele. Seja realista: não inclua tarefas em dias ou horários que são reservados ao descanso ou outras atividades.

Tire férias no meio da semana

É verdade que, conforme o vestibular se aproxima, o ritmo de estudo aumenta. Mas mesmo em períodos mais conturbados é preciso se programar para relaxar. Seja um dia inteiro ou a duração de um filme, o importante é reservar um tempo completamente sem estudo.

Tenha compromisso consigo

Aquela tabela com sua organização de estudos não pode ser de mentirinha. A partir do momento em que você se propõe a seguir seu calendário próprio, é necessário se comprometer com ele. Por isso é tão importante manter a honestidade desde o início: saiba que a preguiça pode bater e que (quase sempre) estudar não vai ser sua vontade.

Mantenha o diálogo

Por mais que você seja o personagem principal nessa jornada, não é o único. Portanto, dialogar com todos que estão presentes na sua rotina pode torná-la mais leve. Converse sobre suas dificuldades com colegas e professores que podem te ajudar. Em casa não é diferente: deixe seus pais cientes do seu cronograma e peça para que eles te ajudem a lembrar de estudar e também de descansar.

Seguindo esses passos, você já vai estar bem mais próximo do equilíbrio entre obrigações e estabilidade emocional. O professor Dagoberto lembra ainda que o vestibular não vai necessariamente ser um sucesso: “Não passar no vestibular não é o desastre final. Não passou? Aprende, tira a lição e avalie os pontos em que você possa ter falhado, não repete os erros do passado e vai adiante”. Segundo ele, o importante é sempre manter o foco nos seus objetivos, pois isso é o que dá sentido para todo seu esforço.

E aí, preparado?