Escola de Negócios

Escola de Negócios - 27 jul 2022

Escola de Negócios promove projeto com Comunidade Nova Tiradentes

Projeto social em parceria com o Núcleo de Projetos Comunitários teve início em abril de 2022 e promove encontro entre a comunidade, professores e responsáveis do Núcleo

A Escola de Negócios, em parceria com o Núcleo de Projetos Comunitários, iniciou o desenvolvimento de um projeto junto à Comunidade Nova Tiradentes, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A iniciativa tem como propósito fomentar ações e programas que proporcionem uma melhoria na qualidade de vida e geração de renda para as pessoas da comunidade, sem deixar de lado temas de preservação ambiental e de sustentabilidade.

Segundo a Professora Angela Póvoa, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Administração na Escola de Negócios da PUCPR, uma das propostas que já está sendo realizada é a organização de uma cooperativa de reciclagem e sua devida gestão. Além disso, há o movimento para envolver os estudantes via Núcleo de Projetos Comunitários.

A Profª Angela comenta sobre como surgiu esta ideia: “A iniciativa partiu do contato que tive com a comunidade por ocasião de uma pesquisa experimental que envolvia comunidades economicamente vulneráveis. Esta interação mostrou a carência daquela comunidade e, por meio dela, a Escola de Negócios foi envolvida”.

Equipe da PUCPR visita a comunidade Nova Tiradentes

Entre as várias iniciativas junto à Comunidade Nova Tiradentes, foram feitas algumas visitas. Entre elas, as professoras Mari Anastácio, Leila Disenha e Angela Póvoa estiveram lá para entender melhor as necessidades da comunidade. Na ocasião, a Profª. Leila, do PPGCOOP, explicou ao grupo o que é uma cooperativa e as vantagens para eles estruturarem uma organização desta natureza.

Uma semana depois, uma nova equipe da PUCPR esteve na Comunidade, com a finalidade de aprofundar a escuta e levantar oportunidades de projetos conjuntos. Na ocasião, estiveram novamente as professoras Mari e Angela, Debora Feola e Wladimir Duran, da equipe do Projeto Comunitário da PUCPR, Beatris Kemper, consultora da área de Gestão Social, e o Decano da Escola de Negócios,  Prof. Bruno Fernandes.

Ainda conforme fala da professora Angela Póvoa, todas as ações têm o objetivo de utilizar os fatores ESG de forma prática e aplicada, com a participação de estudantes e professores, em um ambiente capaz de gerar novos conhecimentos e aprendizados. “A Escola de Negócios trabalha em conjunto com a Comunidade Nova Tiradentes, em uma relação de ganhos mútuos”, completa a professora.

A ESG é definida por 3 fatores, na sigla em inglês: Environmental (cuidado com o meio ambiente), Social (responsabilidade social) e Governance (governança). Foi um termo publicado em 2004 em uma análise do Pacto Global da ONU sobre como incorporar estes elementos nas empresas do mercado financeiro de capitais.

Saiba mais sobre o Projeto Comunitário