Escola de Negócios

Escola de Negócios - 16 nov 2021

Escola de Negócios da PUCPR conquista certificação internacional pela AACSB

Fundada em 1916, a AACSB é uma associação com sede nos EUA que fornece uma das mais prestigiadas certificações internacionais para cursos da área de Negócios

aacsb-acreditação-pucpr-escola-de-negócios

A Escola de Negócios da PUCPR obteve a certificação internacional pela AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business), sendo a 5ª Escola de Negócios do Brasil a conquistar o selo. A AACSB é uma associação norte-americana fundada em 1916 que fornece certificação reconhecida internacionalmente para cursos da área de Negócios e Contabilidade em nível de Bacharelado, Mestrado e Doutorado. O resultado foi oficialmente anunciado pela AACSB no dia 16/11.

Chamado de acreditação, o processo é voluntário, não governamental, e inclui uma revisão externa da capacidade de uma Escola em oferecer programas de alta qualidade. Para ser aprovada, a Escola de Negócios da PUCPR foi avaliada sob 15 indicadores que abordam a missão, impacto e inovação, contribuição intelectual, estratégias financeiras e alocação de recursos, admissão, progressão e desenvolvimento da carreira dos estudantes, suficiência, desenvolvimento e gestão do corpo docente, suporte aos professores, colaboradores do quadro técnico-administrativo, gestão dos currículos e garantia de aprendizagem dos estudantes.

“Estamos muito gratos pela conquista da acreditação pela AACSB, que representa o reconhecimento de toda uma jornada de esforços, fortalecendo a qualidade de nossa Escola de Negócios. Acreditamos que a adesão ao grupo de instituições credenciadas pela AACSB trará ainda mais prestígio e visibilidade à nossa Escola, tanto local quanto internacionalmente. É uma conquista valiosa para a Pontifícia Universidade Católica do Paraná”, disse o Decano da Escola de Negócios da PUCPR, Prof. Bruno Henrique Rocha Fernandes.

Trajetória da Certificação

Em 2011, a Escola de Negócios da PUCPR associou-se como membro à AACSB. Em 2014, iniciou a primeira etapa do processo para obter a acreditação, chamado de elegibilidade, sendo aprovada nesta fase em 2015. Desde então, foram seis anos participando das diferentes etapas para, efetivamente, ser aprovada no processo de certificação no segundo semestre de 2021.

A etapa decisiva do processo de acreditação consistiu na visita de um comitê de avaliadores internacional, que ocorreu em agosto de 2021.  Na ocasião, o comitê internacional, chamado de Peer Review Team, elogiou iniciativas como os programas Business Lab, projetos de internacionalização, SEAP, HotMilk, entre outros, e propôs sugestões visando a melhoria contínua da Escola de Negócios da PUCPR.

AACSB

A AACSB contabiliza 926 escolas de negócios certificadas em mais de 60 países.

As associações acreditadoras de Escolas de Negócios mais importantes e reconhecidas do mundo são: AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business), EQUIS (European Quality Improvement System), e AMBA (Association of MBAs).