Planeta PUC

Planeta PUC - 08 jun 2019

Planeta PUC 2019: Estudantes de Medicina ensinam massagem cardiorrespiratória

Ao som de Bee Gees, visitantes da Feira de Profissões da PUCPR aprendem a reanimar uma pessoa com parada cardíaca

Salvar vidas faz parte do dia a dia dos profissionais de Medicina.  Esse também é o objetivo do da reanimação cardiopulmonar ensinada em uma das oficinas do curso de Medicina, no Planeta PUC 2019.

Dentro do espaço destinado à prática, estudantes do curso demonstram os passos essenciais para socorrer uma pessoa que sofreu uma parada cardiorrespiratória até a chegada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que deve ser acionado pelo número 192.

Estudantes ensinam procedimentos básicos em caso de paradas cardíacas

Bruno Knebel, estudante do 6º período de Medicina na PUCPR, reforça a importância de saber operar processos básicos como esse já que, a cada três minutos sem massagem, a chance de sobrevivência diminui 10%. Ele diz: “eles aprendem a salvar vidas, que é o que a gente vai fazer todos os dias assim que nos formarmos”.

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR DE INVERNO

Os participantes aplicam todos os passos em bonecos: depois de constatar a falta de resposta, checam a respiração, chamam o SAMU e, em seguida, iniciam a massagem. O ritmo dos movimentos (cerca de 100 compressões por minuto) é coordenado pela música Stayin’ Alive, da banda inglesa Bee Gees.

Bonecos são usados para demonstrar técnicas de primeiros socorros

Para Giulia Stival de Almeida, estudante do Primeiro ano do Ensino Médio no colégio Acesso, sua primeira experiência de massagem cardíaca reforçou seu desejo por fazer Medicina: “eu vim para conhecer os cursos e ter certeza do que eu quero”, confirma. Em seu primeiro ano de Planeta PUC, ela aproveitou para tirar suas dúvidas sobre a graduação.