Escola de Educação e Humanidades - 25 ago 2023

Professores e estudantes da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR recebem prêmio internacional

O Centro de Realidade Estendia da PUCPR foi o palco da premiação do Projeto Connect 2023

Com a participação de Pró-reitores e Decanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Projeto Connect 2023, ocorrido no início do mês de agosto no Centro de Realidade Estendida (CRE), premiou agentes públicos da área da educação, professores e estudantes da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. A entrega dos certificados contou com a organização das professoras Patrícia Lupion Torres, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, e Raquel Pasternak Glitz Kowalski.

O Projeto Connect é um programa de pesquisa financiado pela Comissão Europeia, por intermédio do Programa de Pesquisa e Inovação Horizon 2020, cujo foco é a ciência com e para a sociedade, envolvendo 10 organizações e 8 países.

O Connect se concentra em três pilares principais: ciência-ação, que incentiva os estudantes a usarem a ciência para beneficiar suas vidas, sua comunidade e a sociedade; ciência participativa, que busca aumentar o interesse dos estudantes pela ciência por meio do envolvimento de famílias, universidades e empresas nas atividades da vida escolar; e por fim, o ensino aberto, que permite que as escolas criem um ambiente de aprendizagem flexível e inclusivo, inspirando os estudantes a explorarem o mundo por meio da ciência.

Para desenvolver o projeto junto ao Connect, os participantes atuaram com 40 escolas da região Sul do Brasil, com temáticas de saúde e meio ambiente. O projeto visava apoiar escolas do ensino fundamental e médio a adotarem o ensino aberto, integrando a ciência-ação no currículo básico e utilizando a ciência participativa com famílias, universidades e empresas.

O professor do curso de Pedagogia da PUCPR e um dos ganhadores do prêmio, Reginaldo Rodrigues da Costa, destaca a iniciativa do projeto, que possibilita ao profissional a aproximação entre escola básica e Universidade. “A importância do Projeto reside no contato dos estudantes com a Universidade, com os pesquisadores e com essa integração, contribuir para que os estudantes da educação básica percebam a importância da ciência, dos cientistas, das contribuições deles para cada área de estudo” relata o professor.